Topo

Ícone do skate, João Kabeção morre aos 47 anos vítima do coronavírus

Skatista João Kabeção morreu vítima de covid-19 - Reprodução/Arquivo/Instagram
Skatista João Kabeção morreu vítima de covid-19 Imagem: Reprodução/Arquivo/Instagram

Do UOL, em São Paulo

05/05/2020 23h59

O skatista João Maurício, que ficou conhecido como João "Kabeção", morreu ontem, aos 47 anos, vítima do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), que publicou nota em seu perfil no Instagram.

"A CBSk recebe com pesar a notícia da morte de mais um skatista que é vítima da Covid-19. João Maurício Kabeção foi um dos principais skatistas cariocas do final da década de 1980 e início dos anos 1990. Sempre muito querido por todos", publicou o perfil.

João "Kabeção" se tornou conhecido principalmente nos anos 1980 e 1990, quando venceu competições de skate e se tornou referência.

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) recebe com pesar a notícia da morte de mais um skatista que é vítima da Covid-19. João Maurício Kabeção foi um dos principais skatistas cariocas do final da década de 1980 e início dos anos 1990. Sempre muito querido por todos. #skatebrasileiro #FiqueEmCasa #Repost @gutojimenez ? ? ? ? ? ? João Maurício "Kabeção" foi um dos melhores skatistas que surgiram no Rio de Janeiro em todos os tempos. Seu estilo era extremo, já que ele andava como se fosse o último dia na Terra. Nas sessões, deixava a todos de queixo caído com a sua incrível facilidade de executar manobras e pelas linhas que executava, tanto no street quanto em transições. . . . Nos campeonatos, a rivalidade sadia entre ele e Bruno Passos inspiraram a todos no cenário carioca e elevaram o nível do skate local e regional. Esse vídeo é da última etapa do circuito brasileiro da UBS em 1989, disputado no Ginásio do Pacaembu. Kabeção não conseguiu se inscrever entre os 150 amadores que participariam da disputa; por causa disso, foi encaixado numa das duas vagas que haviam restado aos profissionais. Apesar da descrença e até escárnio de alguns nomes de destaque na época, ele não deixou barato, demolindo os obstáculos desde a primeira volta de aquecimento. A vitória o consagrou como o primeiro skatista no Brasil a vencer um campeonato pro em sua estreia na categoria. . . . Foram muitas sessões, vários eventos, inúmeras viagens. A última vez que nos falamos foi através do Alexandre Calmon, que estava em Búzios e mandou um áudio dele me zoando - uma constante no relacionamento dele com os amigos. Ficamos de nos ver quando eu fosse até a cidade... Infelizmente, não deu tempo: João se foi hoje, mais uma vítima do covid 19. Nesse momento, ele deve estar naquela Grande Pista, dando o seu role de qualidade e dando muitas risadas. Quem o conheceu e o viu andar, jamais vai se esquecer. Vai na PAZ, Kabeção!

Uma publicação compartilhada por Confederação Brasileira Skate (@cbskskate) em