Topo

COB: Informe sobre covid-19 pede que atletas evitem viajar para a China

Organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio garantem que Olimpíada será realizada apesar do surto - iStock
Organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio garantem que Olimpíada será realizada apesar do surto Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

28/02/2020 17h13

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) divulgou na tarde de hoje um informe a respeito do covid-19. O documento, elaborado pelo Departamento Médico, fornece informações a respeito do novo coronavírus e dá detalhes sobre sintomas, transmissão e medidas de prevenção para atletas e comissões técnicas.

A entidade diz que viagens à China e à Coreia do Sul são "totalmente contraindicadas" e que destinos como Irã, Itália e Japão devem ser evitados por idosos e pacientes com doenças crônicas. O COB também adianta que seguirá orientações de federações internacionais para definir participação e treinamento em áreas de risco.

Outra recomendação é que atletas e comissão confiram plano de voo para evitar escalas em países com maior risco de contágio.

Todas as informações fornecidas no documento, segundo o COB, seguem diretrizes da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil e da Sociedade Brasileira de Infectologia.

O comitê também afirma que segue trabalhando na organização da delegação que seguirá para os Jogos Olímpicos de Tóquio e que, até o momento, tanto o COI (Comitê Olímpico Internacional) quanto o TOCOG (Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020) garantiram que a Olimpíada será realizada conforme o planejado.

Por fim, o documento destaca que "não é possível prever a duração do surto" por se tratar um novo vírus com resultados desconhecidos. O informe pode ser consultado por completo aqui.