Topo

Documentário mostra amor de vocalista do Pearl Jam por seu time de coração

O cantor Eddie Vedder no Wrigley Field antes de jogo do Chicago Cubs - David Banks/Getty Images
O cantor Eddie Vedder no Wrigley Field antes de jogo do Chicago Cubs
Imagem: David Banks/Getty Images

Vanderson Pimentel

Do UOL, em São Paulo

17/11/2017 04h00

"Nossos heróis vestem uniformes com riscas, heróis em azul; Eles nos dão a chance de nos sentirmos como heróis também; Mesmo se ganhamos ou se vamos perder". As palavras parecem ser de apenas mais um torcedor fanático de seu clube, mas Eddie Vedder foi além e transformou sua paixão pelo Chicago Cubs na música "All The Way". Agora esse sentimento pelo esporte será retratado em forma de documentário.

Nesta sexta-feira (17), o Pearl Jam lança o filme "Let’s Play Two" em DVD e Blu-Ray, que além de um compilado de dois shows no Wrigley Field, mostrará o fanatismo do vocalista da banda norte-americana pelo seu clube de beisebol, e toda a festa após o Chicago Cubs conquistar o título da MLB em 2016, superando um tabu de 108 anos.

Nascido em Livingston, cidade que fica a aproximadamente 22 km de Chicago, Vedder se mudou para San Diego, na Califórnia, quando tinha 6 anos. Apesar disso, ele já havia sido contaminado pela paixão pelos Cubs, que ficou ainda maior após o cantor voltar para o Estado de Illinois, aos 16 anos.

Nem mesmo sua entrada no Pearl Jam em 1990 e o fanatismo do baixista Jeff Ament e do guitarrista Stone Gossard pelo Seattle Supersonics (time de basquete que jogava na cidade nos anos 90 e hoje é o atual Oklahoma City Thunder) fez com que Vedder abandonasse suas raízes e seu amor, que só aumentava a cada década em que o 3º clube mais popular de beisebol dos EUA seguia com seu tabu.

Homenagem musical

Ser um torcedor ilustre deu algumas vantagens a Eddie Vedder, que teve a oportunidade de ser um amigo pessoal de Ernie Banks, primeira-base que atuou pelo time de Chicago entre 1953 a 1971. E foi justamente de uma conversa regrada a vinho com o 'Mr. Cub' que surgiu a ideia de compor uma canção que retratasse o amor do vocalista pela equipe.

Em 2007, Eddie Vedder lançou a música "All The Way", em que o cantor fala sobre o seu amor pela cidade, pelo clube e esporte. "Não deixe ninguém dizer que é apenas um jogo; Porque eu vi outros times e nunca é a mesma coisa; Quando você nasce em Chicago, você é abençoado e está curado". No meio da canção, Eddie relembra uma conversa com o Banks, que morreu em 2015. "Yeah Ernie Banks said, 'Oh let's play two (Sim, Ernie Banks disse, 'Vamos jogar nós dois')'".

E foi justamente essa frase que inspirou a banda a dar o nome ao documentário de "Let’s Play Two". Apesar da relação pessoal entre o vocalista e o próprio estádio, a conquista da World Series (o título da MLB) foi uma coincidência. Os concertos no Wrigley Field foram feitos em 20 e 22 de agosto de 2016, dois meses antes do título dos Cubs, que só veio no último jogo por 8 a 7, que terminou na madrugada de 3 de novembro do ano passado.

Eddie Vedder - Jonathan Daniel/Getty Images - Jonathan Daniel/Getty Images
Imagem: Jonathan Daniel/Getty Images

Eddie Vedder, que estava presente no último jogo, teve a oportunidade de celebrar o título no vestiário com os jogadores e o ator Bill Murray, outro fanático torcedor da equipe. "Há uma energia por toda parte e então você está no meio daquilo. Isso é o que realmente faz o beisebol parecer mágico para mim. Este lugar neste bairro, nessa comunidade, e anos depois você ser convidado para ter uma experiência pessoal de estar lá dentro foi um grande presente".

O vocalista, inclusive, foi um dos convidados para cantar uma música de animação para a torcida no intervalo da sétima entrada de um dos jogos da final. Murray foi outro dos convidados para soltar a voz.

Em entrevista ao famoso narrador de beisebol Joe Buck, o cantor de 52 anos disse que o tabu fazia com que os torcedores se sentissem incompletos. "Foi simplesmente incrível sentir a vibração da cidade, a vibração da equipe, você colocou algo como esse e você tem sorte de pegar a história porque é como se você não gostasse de você até aquele momento. Com esse drama intenso que muitas vezes foi inesquecível e então é por isso que essa coisa é legal porque é um lugar para colocar essas memórias."

Let's Play Two - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O álbum Let’s Play Two já está à venda e foi lançado em plataformas de streaming como iTunes e Spotify na semana passada. O Pearl Jam virá ao Brasil em 2018, e tocará no Rio de Janeiro, em 21 de março, e no Lollapalooza, no dia 24 de março, em São Paulo.