Topo

Sharapova dá azar em sorteio do US Open; semi pode ter Federer x Nadal

REUTERS/Ralph Orlowski
Imagem: REUTERS/Ralph Orlowski

Do UOL, em São Paulo

25/08/2017 15h46

Convidada pela organização para disputar seu primeiro Grand Slam em 18 meses, a russa Maria Sharapova deu azar no sorteio que definiu as chaves do Aberto dos EUA.

A ex-número um do mundo enfrentará a romena Simona Halep, atual segunda colocada do ranking. Será a sétima vez que as duas se enfrentam, sendo que a russa ganhou todos os seis confrontos realizados. Porém o último jogo foi na primeira fase do WTA Finals de 2015, quando Sharapova ganhou por 2 sets a 0, com duplo 6-4.

Esta será a primeira competição de Grande Slam de Sharapova desde janeiro de 2016, quando caiu nas quartas de final do Aberto da Austrália. Depois disso, ela foi punida por doping após ser flagrada com a substância meldonium e ter cumprido suspensão de 15 meses.

O sorteio também definiu que Roger Federer e Rafael Nadal não poderão decidir o torneio. Eles estão do mesmo lado da chave e podem se enfrentar na semifinal caso vençam os seus jogos.

Número um do mundo, Nadal enfrenta o sérvio Dusan Lajovic na estreia. Já o suíço Federer vai estrear diante do norte-americano Frances Tiafoe.

O escocês Andy Murray joga contra o norte-americano Tennys Sandgren e pode ser o rival do brasileiro Rogério Dutra Silva na segunda rodada, caso o brasileiro vença o alemão Florian Mayer, 75º do mundo, na primeira rodada. Dutra Silva é o melhor brasileiro do ranking e ocupa atualmente a 68ª posição.

Brasileiros dão sorte na estreia
Além de Dutra Silva, os outros brasileiros também escaparam dos cabeças-de-chave na estreia. Atual 76º do mundo, Thomaz Bellucci também enfrentará um alemão (Dustin Brown, 115º do ranking) na estreia. Será a terceira vez que os dois se enfrentam, sendo que o duelo mais conhecido entre eles foi na primeira rodada da Olimpíada do Rio-2016. Naquela ocasião, Brown abandonou o jogo devido a uma lesão.

O último brasileiro na chave principal é Thiago Monteiro. Ele estreia contra o tunisiano Malek Jaziri, 80º do mundo. Caso vença, o brasileiro enfrentará o vencedor do duelo australiano entre Nick Kyrgios, 14º cabeça-de-chave, e John Millman. Única representante do país na chave feminina, Bia Haddad enfrentará a croata Donna Vekic, atual 52ª do mundo.