Topo

Brasil perde outra e fica perto do rebaixamento no tênis de mesa

Da Redação<br/> Em São Paulo

26/04/2006 18h30

A terceira derrota do Brasil no Mundial de tênis de mesa, além de deixar a equipe sozinha na lanterna de seu grupo, aproxima ainda mais a seleção do retorno para a Segunda Divisão da competição. Nesta quarta, na Alemanha, a derrota foi para a Bélgica, por 3 jogos a 2.

Com três derrotas, o Brasil é o sexto e último colocado do Grupo B, com três pontos. A primeira vitória valeu a quinta posição para os belgas, que somam agora quatro pontos, assim como a Croácia. A Coréia do Sul lidera com seis, um a mais do que França e Japão.

Representada por Hugo Hoyama, Thiago Monteiro, Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto e Bruno Anjos, o Brasil, para se manter na elite, precisa ficar em quarto, o que exige duas vitórias nas próximas duas partidas, e tropeços de seus concorrentes.

Brasil e França se enfrentam na próxima rodada, na quinta-feira. A última partida da seleção será contra os fortes coreanos na sexta. O time francês, ainda invicto, deve ser composto por, Patrck Chila, Damien Eloi e Danny Lo.

Os belgas têm o Japão, que venceu os brasileiros por 3 a 2 na segunda rodada, e a Croácia, que bateu o Brasil por 3 a 0 na estréia.

Este é o primeiro torneio da elite do esporte que o Brasil participa. A vaga foi conquistada em 2004, após a seleção vencer a Segunda Divisão no Qatar.

Nesta quarta, na derrota por 3 a 2, novamente Hugo Hoyama perdeu suas duas partidas. Para Martin Bratanov, por 3 sets a 2, e para Phillipe Saive, também por 3 sets a 2.

"Foi um jogo muito equilibrado, mas pequei muito nas bolas de recepção, pois ele jogava sempre nas pontas. Eu estava chegando um pouco atrasado. Aliás, esse está sendo meu problema aqui, estou me sentindo lento", disse Hoyama sobre o jogo contra Saive.

"Tive muitas dificuldades com o saque dele, eu devolvia sempre bolas para ele atacar, e esse foi o problema até o final do jogo", comentou, a respeito da derrota para Bratanov.

O melhor brasileiro no ranking mundial saiu derrotado das cinco partidas que vez até agora. Uma para a Croácia e duas para o Japão, além dos belgas.

"Claro que não é confortável. Em outras vezes consegui reverter situações e sei que uma hora conseguirei vencer", comentou o brasileiro. "O importante é que estamos unidos, todos atuando com muita raça, e isso é fundamental para os próximos jogos".

Já Thiago Monteiro venceu Martin Bratanov, por 3 a 1 e perdeu para Philippe Saive, por 0 a 3. Sua campanha no Mundial é de duas vitórias e três derrotas. Por fim, Gustavo Tsuboi bateu Yanicck Vostes por 3 a 1. Foi sua segunda partida na competição. Ele perdeu a primeira.