Topo

Bob Burnquist brilha na semi do Rio Vert Jam; Mineirinho fica em 5º

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

01/03/2008 19h31

Bicampeão do Rio Vert Jam, Bob Burnquist mostrou, neste sábado, que está realmente disposto a garantir o terceiro título da etapa, que neste ano abre a temporada do Circuito Mundial de skate. O carioca radicado nos Estados Unidos fez duas grandes voltas e garantiu a melhor nota da semifinal, classificando-se em primeiro lugar para a decisão. O torneio é disputado no Parque dos Patins, Lagoa Rodrigo de Freitas.

Fotocom/Divulgação
Bob Burnquist foi o grande destaque da semifinal, com a melhor nota do dia
VEJA IMAGENS DA SEMIFINAL
PÁGINA DE ESPORTES RADICAIS
Se sua primeira apresentação já tinha sido exemplar, com nota 86,67 pontos, Bob fez ainda melhor na segunda performance: 88,67 pontos, exatos dois pontos acima do segundo colocado, Lincoln Ueda. "Fui construindo minha confiança durante a primeira volta. Arrisquei menos, deixando de lado manobras que poderiam me trazer mais risco de cair. Como deu tudo certo, pude ousar mais na segunda volta. Andei mais solto e fiz o que vinha na cabeça, na hora", explicou o ex-número 1 do mundo.

Para a decisão deste domingo, que começará às 9h30, o skatista promete um novo espetáculo. "Serão três voltas e, como hoje, quero ganhar confiança aos poucos. Aí, vou fazer as manobras que me derem vontade".

Lincoln Ueda mais uma vez honrou o apelido de "japonês voador", mas quer mais para a final. "Faz tempo que não completo duas voltas sem cair. Consegui fazer tudo o que tinha em mente. Tinha planejado metade da primeira volta e, a segunda, foi por conta do improviso. Para amanhã, espero voar mais alto nos aéreos. Quero inserir mais manobras de giros e, pelo menos, dois 540º", adiantou o skatista.

Pentacampeão mundial e atual detentor do título do Rio Vert Jam, Sandro Dias ficou apenas com a quinta colocação, com média de 84,67 pontos. Ele ainda ficou atrás do norte-americano Neal Hendrix, terceiro colocado, e do paranaense Marcelo Kosake, com a quarta melhor nota.

O resultado, porém, não decepcionou o bicampeão no Rio. "Hoje a intenção era mesmo só ficar em cima do skate. Uma eliminatória como esta no Brasil gera muita pressão, e qualquer erro pode acabar com as chances de ir para a final. Amanhã é outra história, serão outras manobras", argumentou Mineirinho. "Tenho certeza de que será uma final de alto nível. Todos têm chances de melhorar o desempenho apresentado hoje e de conquistar o título. Por isso, vou me concentrar e arriscar. Na hora da decisão não podemos amarelar".

Ao todo, serão 10 os candidatos ao título da etapa carioca neste domingo. Após a grande final, o público ainda verá apresentações de duplas e uma disputa de melhor manobra.

Confira o resultado da semifinal deste sábado:

1.Bob Burnquist - 88,67
2.Lincoln Ueda - 86,67
3.Neal Hendrix (EUA) - 85,33
4.Marcelo Kosake - 85,33
5.Sandro Dias - 84,67
6.Marcelo Bastos - 84,00
7.Mizael Simão - 83,00
8.Jussi Korhonen (FIN) - 82,00
9.Edgar 'Vovô' Pereira - 78,33
10.Joe Gratzer (EUA) - 75,00