Topo

Silvana Fernandes perde na semifinal e disputará o bronze no parataekwondo

Silvana Fernandes treinando em Tóquio - Ale Cabral/CPB
Silvana Fernandes treinando em Tóquio Imagem: Ale Cabral/CPB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/09/2021 06h26

Após avançar na estreia, Silvana Fernandes entrou em ação nesta sexta-feira pelas semifinais da categoria até 58kg do parataekwondo e perdeu, deixando escapar a chance de lutar pela medalha de ouro. A brasileira foi derrotada pela dinamarquesa Lisa Gjessing por 8 a 6, e agora vai buscar o bronze.

Sexta no ranking mundial, a brasileira começou perdendo o primeiro round por 6 a 2. Ensaiando uma melhora no segundo, ela conseguiu somar três pontos, e segurou a adversária. Porém, no último round a dinamarquesa fez 2 a 1, e Silvana não conseguiu descontar a vantagem, perdendo no placar final por 8 a 6.

Antes, na sua estreia, pelas quartas de final, a brasileira, que foi ouro no Parapan de 2019, havia superado a norte-americana Brianna Salinaro por 15 a 2.

Agora, então, Silvana irá disputar a medalha de bronze às 8 horas (de Brasília), contra a turca Gamze Gurdal.

Estreante no programa paralímpico, o parataekwondo é disputado por atletas da classe K44 (para atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores).

Na quinta-feira, no primeiro dia da modalidade em Tóquio, Nathan Torquato foi campeão na categoria até 61kg.