Topo

Kawan Pereira é top 10 na plataforma de 10m dos saltos ornamentais

Kawan chegou à decisão depois de pegar a última das 12 vagas disponíveis na semifinal - Clive Rose/Getty Images
Kawan chegou à decisão depois de pegar a última das 12 vagas disponíveis na semifinal Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/08/2021 04h22

O brasileiro Kawan Pereira ficou em 10º lugar na plataforma de 10m dos saltos ornamentais. O atleta de 19 anos disputou a final com outros 11 competidores e terminou com 393.85 pontos. "Ficar entre os top 10 de Olimpíadas mostra como um trabalho sério e bem estruturado dá certo. Não é um atleta que veio por acaso. Hoje está entre os dez das Olimpíadas aos 19 anos. É um atleta de potencial gigantesco", destaca Ricardo Moreira, diretor de saltos ornamentais da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

No pódio, a dobradinha foi chinesa, com Yuan Cao levando o ouro (582.35 pts) e Jian Yang faturando a prata (580.40). O bronze ficou com o britânico Tom Daley, que fez 548.25 pontos.

Kawan foi para a decisão depois de fazer 400.40 pontos na semifinal. O desempenho rendeu o 12ª lugar, ou seja, a última vaga para a final. Por isso, o piauiense abriu as séries de saltos na disputa pela medalha.

Depois de executar os seis saltos, Kawan terminou com 393.85 pontos, ficando distante dos primeiros colocados, mas surpreendendo positivamente, já que essa foi a primeira final com brasileiro em saltos ornamentais na plataforma. Kawan encerrou a primeira rodada em 11º lugar, subindo para 9º nas duas rodadas seguintes. Na segunda metade da decisão, ele caiu para a 10º colocação e se manteve nela até o final.

Ricardo Moreira, que também é presidente da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais, destaca: "O Kawan chegou pequeno, com 11 anos, ao Centro de Excelência em Brasília, que teve a estrutura montada ainda em 2014, com apoio da Secretaria Nacional de Alto Rendimento. Vem de uma família humilde e teve uma oportunidade. O esporte foi muito importante, não sabemos como ele estaria."

Segundo o dirigente e técnico, Kawan já vinha crescendo muito como atleta nos últimos anos, chegando ao bronze na plataforma de 10m sincronizada no Pan de Lima-2019 e agora é o segundo da prova nas Américas. Cesar Castro tinha duas finais olímpicas, as duas no trampolim, a primeira delas aos 22 anos, em Atenas-2004 (a segunda, no Rio-2016). Kawan tem 19 e fez a primeira final da plataforma na história. "É o terceiro mais jovem de toda final olímpica e pode creser muito mais como atleta. A nova geração dos saltos ornamentais que está vindo é muito promissora.