Topo

Brasil termina em sexto lugar na disputa dos saltos por equipes do hipismo

Número 7 do mundo, Marlon Zanotelli tomou 12 pontos de punição em sua passagem - Wander Roberto/COB
Número 7 do mundo, Marlon Zanotelli tomou 12 pontos de punição em sua passagem Imagem: Wander Roberto/COB

Do UOL, em São Paulo

07/08/2021 08h52

O Brasil terminou em sexto lugar na final dos saltos por equipes no hipismo. O time foi formado por Marlon Zanotelli, montando Edgar M, Pedro Veniss (com Quabri de L'Isle) e Yuri Mansur (Alfons), que passou pelo percurso com 29 pontos de penalização. Suécia e Estados Unidos empataram com oito pontos na liderança e a disputa do ouro foi decidida em uma volta extra. As duas equipes ainda zeraram os obstáculos e o que decidiu a medalha foi o tempo total percorrido pelos três cavaleiros (122.9 segundos dos suecos, que ficaram com o ouro, contra 124.20 segundos dos norte-americanos). Com 12 pontos, a Bélgica garantiu o bronze.

Vale lembrar que na qualificação o Brasil ocupou a oitava posição entre as 10 equipes que foram à final. Na decisão, o país não contou com Rodrigo Pessoa. Carlitos Way, cavalo do campeão olímpico de 2004 refugou (parou antes de passar o obstáculo) duas vezes na fase anterior, fazendo Rodrigo optar por abrir mão da disputa na decisão. Com isso, Yuri participou da briga pela medalha.

Marlon Zanotelli foi o primeiro a se apresentar pelo Brasil. O número 7 do ranking mundial foi penalizado em três obstáculos, e o Brasil terminou a primeira rodada na 8ª posição, com 12 pontos perdidos. Em seguida, Yuri Mansur perdeu apenas quatro pontos e melhorou a colocação brasileira para sétimo. Por outro lado, a distância para um lugar no pódio aumentou para 12 pontos, tornando mais difícil a luta pela medalha.

Fechando a terceira e última passagem brasileira, Pedro Veniss perdeu 12 pontos nos obstáculos e um ponto por estourar o tempo. Ao todo, o Brasil terminou sua participação com 29 pontos descontados, à frente da Argentina, França, Alemanha e Grã-Bretanha.

"Infelizmente não estou satisfeito com a maneira que eu montei. O cavalo estava um pouco cansado, mas eu não ajudei da maneira que queria. Triste pelo resultado, não foi o que a gente queria. Agora é trabalhar mais duro ainda, porque Paris já está logo ali. Acho que continuamos entre os melhores, no Rio foi assim, aqui também, mas está faltando aquele detalhe para chegarmos ao pódio. É continuar esse trabalho para ficarmos ainda mais fortes", disse Pedro Veniss.