Topo

Nalbert cobra após vôlei de praia ficar sem medalhas: "Ficando para trás"

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/08/2021 00h09

Após a eliminação de Alison e Álvaro filho no vôlei de praia, o Brasil não tem mais chances de medalha na modalidade, e será a primeira vez que o país fica sem subir ao pódio no esporte. Nalbert, ex-capitão da seleção masculina de voleibol, cobrou atenção e revisão dos processos.

"Vôlei de praia sem medalhas na Olimpíada pela primeira vez! O resultado ruim do vôlei de praia não é por acaso. (...) Há de se ter humildade e rever todo o processo! Estamos ficando para trás...", disse o campeão olímpico em Atenas-2004, Nalbert. Depois de deixar as quadras, ele também atuou na praia.

O vôlei de praia estreou em nas Olimpíadas de Atlanta-1996. Jacqueline Silva e Sandra Pires levaram o ouro, e Adriana Samuel e Mônica Rodrigues a prata, em final totalmente brasileira. Com as eliminações de Ana Patrícia e Rebecca e de Ágatha e Duda em Tóquio, será a primeira vez que o país não contará com uma dupla feminina medalhista desde os Jogos de Pequim, em 2008.

Entre os homens, com as eliminações de Evandro e Bruno Schmidt e Alison e Álvaro Filho, o Brasil ficará sem medalhas após 21 anos. O país sobe no pódio desde 2000, em Sydney, com direito a dobradinhas como a prata de Márcio e Fábio e o bronze de Ricardo e Emanuel nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Alison foi campeão ao lado de Schmidt na Rio-2016.

Veja o histórico de medalhas do Brasil no vôlei de praia em Olimpíadas:

Atlanta-1996
Feminino:
Ouro (Jaqueline e Sandra) e prata (Mônica e Adriana)

Sydney-2000
Feminino:
Prata (Adriana Behar e Shelda) e bronze (Adriana e Sandra)

Masculino:
Prata (José Marcos e Ricardo)

Atenas-2004
Feminino:
Prata (Adriana Behar e Shelda)

Masculino:
Ouro (Ricardo e Emanuel)

Pequim-2008
Masculino:
Prata (Márcio e Fábio) e bronze (Ricardo e Emanuel)

Londres-2012
Feminino:
Bronze (Juliana e Larissa)

Masculino:
Prata (Alison e Emanuel)

Rio-2016
Feminino:
Prata (Ágatha e Barbara)

Masculino:
Ouro (Alison e Bruno Schmidt)