Topo

Japão bate recorde de ouros e é segundo no quadro geral de medalhas

Em Baku-2018, Hifumi e Uta Abe, primeiros irmãos do judô japonês com ouro duplo em Mundiais - David Finch/Getty Images
Em Baku-2018, Hifumi e Uta Abe, primeiros irmãos do judô japonês com ouro duplo em Mundiais Imagem: David Finch/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/07/2021 07h52

Com a medalha de ouro conquistada na esgrima na sexta-feira (30), pela equipe masculina de espada, o Japão já garantiu sua melhor participação na história das Olimpíadas, como destacou a agência Kyodo News. Até agora, já são 17 somadas nos Jogos de Tóquio-2020. Na primeira vez em que a capital japonesa foi sede olímpica, em 1964, o país havia conseguido 16, mesmo número das Olimpíadas de Atenas-204.

Além dos 17 ouros, o Japão tem quatro pratas e oito bronzes, com 29 no total, com mais nove dias de competição pela frente. O país é segundo no quadro geral de medalhas (atrás apenas da China, com 21 ouros, 12 pratas e 12 bronzes, com total de 45), deixando para trás Estados Unidos, Atletas da Rússia, Austrália, Grã-Bretanha, República da Coreia, Holanda e Nova Zelândia - os top 10.

Atenas-2004 assistiu a 301 disciplinas em 28 esportes; Tóquio-2020 bate recorde com 339 disciplinas em 33 esportes - o que aumenta as chances de medalhas pelos anfitriões.

Ouros espalhados

Já foram nove ouros no judô, disputado no Budokan, onde se destacaram os irmãos Uta e Hifumi Abe e o bicampeão Shohei Ono.

A nadadora Yui Ohashi fechou mais dois nas provas medley dos 200m e dos 400m. Foi a primeira mulher japonesa a alcançar duas medalhas de ouro em uma edição dos Jogos Olímpicos de verão.

Na estreia olímpica do skate, Yuto Horigome e Momiji Nishiya foram os campeões nas categorias masculina e feminina do street. Com 13 anos, Nishiya se tornou a mais jovem medalhista olímpica japonesa, em qualquer esporte.

Mima Ito e Jun Mizutani em duplas mistas de tênis de mesa, e a equipe masculina de espada de esgrima - Masaru Yamada, Koki Kano e Satoru Uyama - também fizeram história com a primeira medalha de ouro olímpica do Japão em seus respectivos esportes.