PUBLICIDADE
Topo

Irmã de Mayra Aguiar diz que atleta buscou 'força além': 'Muito difícil'

Hellen, irmã de Mayra Aguiar - Reprodução/TV Globo
Hellen, irmã de Mayra Aguiar Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/07/2021 12h24

Após passar pela sétima cirurgia pouco antes das Olimpíadas de Tóquio, Mayra Aguiar conseguiu se recuperar a tempo de competir em alto nível e buscar uma medalha de bronze no judô. Hellen, irmã da judoca, que é fisioterapeuta e ajudou a atleta a se recuperar, disse que Mayra teve que buscar 'uma força além' para atravessar um momento que ela classificou como 'muito difícil'.

"Foi bem difícil porque ela voltou de uma cirurgia e teve todo esse clima de pandemia, então a preparação para essa Olimpíada foi bem complicada. Foi a sétima cirurgia (...) Teve momentos em que ela teve que buscar uma força além. Ela estava passando por uma situação bem ruim. Não sei se [pensou] em desistir, mas vários momentos foram bem pesados", contou Hellen, em entrevista ao Encontro, da TV Globo

"A gente teve pouco tempo para retornar, para recuperar o joelho dela, para se sentir bem para competir. A gente teve que trabalhar essa parte psicológica também além da questão do joelho. E deu tudo certo, graças a Deus", continuou.

Apreensão por possível convocação

Mayra Aguiar ainda pode ter a chance de conquistar mais uma medalha. Hoje, Maria Suelen Altheman, que representaria a seleção brasileira na categoria pesado (+78kg) na disputa por equipes do judô, se lesionou e Mayra pode ser sua substituta. A situação deixa Hellen preocupada.

"A notícia [de que a Mayra pode substituir a Maria Suelen na disputa por equipes] me deixa preocupada. São atletas com 40, 50kg a mais que a Mayra, ela está voltando de lesão, não está com tanto ritmo assim para competir com gente tão mais pesada que ela. Então, eu fico preocupada. A gente torce para dar tudo certo, para que ela não se machuque se for lutar, mas fica com o coração na mão", completou.