Topo

Titoneli vai para a repescagem e pode disputar bronze no taekwondo

Brasileira Milena Titoneli reage durante luta nas Olimpíadas de Tóquio - Murad Sezer/Reuters
Brasileira Milena Titoneli reage durante luta nas Olimpíadas de Tóquio Imagem: Murad Sezer/Reuters

Colaboração para o UOL, de São Paulo

26/07/2021 02h48Atualizada em 26/07/2021 04h41

A brasileira Milena Titoneli ganhou uma segunda chance no taekwondo e poderá brigar pela medalha de bronze. Ela havia sido derrotada nas quartas de final pela croata Matea Jelic, mas o regulamento da competição prevê uma repescagem para as eliminadas pela croata caso ela chegasse à final - o que aconteceu. A luta da repescagem está marcada para às 7h (de Brasília)

Jelic venceu a norte-americana Paige McPherson de forma contundente, por 15 a 4 e disputará a medalha de ouro na categoria até 67 kg. Na fase anterior, ela havia vencido Milena pelo placar de 27 a 9. A brasileira vinha de vitória sobre Julyana Al-Sadeq, da Jordânia.

Na luta das quartas de final, com menos de 10 segundos, Jelic já abriu 3 pontos no placar, um deles por punição à Milena. Na reta final do round, quando a croata somava 7 a 1 no placar, Milena conseguiu encaixar um chute e dois socos, conseguindo ir para a pausa com apenas um ponto de diferença.

O roteiro se repetiu no segundo round. A croata abriu 11 pontos de vantagem quando o técnico da Milena interrompeu o combate para pedir análise de um golpe. Sem a revisão, Jelic fechou o round vencendo por 20 a 9.

Por conta da desvantagem, Milena precisou se expor e atacar mais no último round. Mas a croata se defendeu bem e, com dois chutes no capacete, fechou o placar no duelo com um 28 a 9 sobre a brasileira.

Em entrevista ao canal SporTV, Milena reconheceu a superioridade da croata e lembrou outras vezes que a enfrentou no circuito mundial da modalidade:

"Ela veio muito preparada, me estudou bastante. Nas outras vezes contra ela eu pontuei bastante de soco, e ela eliminou minha maior arma, que é o soco. Além dos árbitros estarem um pouco mais difíceis de dar ponto, senti alguns chutes na perna, mas depende muito do árbitro", afirmou a brasileira.

Esta é a primeira olimpíada da lutadora brasileira de 22 anos. Milana foi ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.