Topo

Estrela japonesa sofre tombo na barra e se despede de Tóquio-2020

Japonês é considerado um dos melhores da história da ginástica - Laurence Griffiths/Getty Images
Japonês é considerado um dos melhores da história da ginástica Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Demétrio Vecchioli

Do UOL, em Tóquio

24/07/2021 03h29

Um dos principais ídolos do esporte japonês está fora da briga por medalhas nos Jogos Olímpicos que acontece em casa. Kohei Uchimura sofreu uma queda no único aparelho que disputava, a barra fixa, e com a nota 13.866 está fora dos finalistas.

No ginásio, o clima foi de consternação. Por causa dele, a área de imprensa está lotada, principalmente por jornalistas japoneses, que gritaram em uníssono um "uhhh" quase ao mesmo tempo que o corpo de Uchimura batia no colchão.

Uchimura tem 32 anos é o principal ginasta japonês e um dos mais importantes na história. São três ouros olímpicos no currículo: individual geral em Londres-2012 e Rio-2016, além de um ouro por equipes também na última edição dos Jogos. Além disso, tem outras quatro medalhas de prata, todas conquistadas nas Olimpíadas de Pequim.

Além da ausência do ginasta japonês na final da barra fixa, outro ícone deste aparelho também falhou em avançar de fase. O brasileiro Arthur Nory, campeão mundial em 2019, foi eliminado na classificatória e disse adeus aos Jogos Olímpicos de Tóquio.