Topo

Fãs da ginástica "descobrem" salto de Rebeca Andrade em imagens da Globo

Rebeca Andrade executa salto no treino de pódio da ginástica - Gaspar Nóbrega/COB/
Rebeca Andrade executa salto no treino de pódio da ginástica Imagem: Gaspar Nóbrega/COB/

Demétrio Vecchioli

Colunista do UOL, em Tóquio

23/07/2021 14h00

Ativa no mundo inteiro, inclusive no Brasil, a comunidade de fãs da ginástica artística se alimenta de vídeos com apresentações de atletas como quem caça tesouros. E ontem (22) foi um dia especial para esses fanáticos, porque foi o dia em que ginastas do mundo todo mostraram, no ginásio onde ocorrerão as provas em Tóquio, o que cada um tem de melhor para apresentar nas Olimpíadas.

Mas o treino de pódio, como chama esse evento que faz parte do calendário oficial da competição, não tem geração de imagens e, portanto, não tem transmissão. Assim, os fãs da ginástica dependem de vídeos captados das mais diversas formas: pela filmagem de um técnico para acervo próprio, pelo post de um atleta nas redes sociais ou, até mesmo, pela gravação de uma reportagem de alguma emissora de TV.

Com a presença de jornalistas especializados em ginástica no treino, correu rápido a informação de que Rebeca Andrade havia treinado muito bem, especialmente no solo e no salto. Que a brasileira apresentara um nível alto, de quem é candidata a pódio, junto da norte-americana Simone Biles. No salto, a a ginasta do Brasil executou muito bem um elemento de alta dificuldade, chamado Cheng - uma meia volta com pirueta e meia seguido de mortal. Mas faltava um vídeo para servir de referência.

Isso foi resolvido durante o Jornal Nacional quando foi exibida uma reportagem do jornalista Pedro Bassan sobre Rebeca. E durante o material transmitido pela TV Globo, Rebeca aparece ao fundo, realizando justamente esse salto, cravadíssimo.

Para muita gente da ginástica, Rebeca será medalhista se voltar a acertar a apresentação na hora que importa, em uma eventual final dos saltos. O treino de pódio é acompanhado pelos juízes, que começam a discutir ali quanto vale a apresentação de cada ginasta. E o comentário geral, pelo que apurou a reportagem, é que se competição tivesse sido ontem, Rebeca teria sido medalhista.

Mas não é. A disputa feminina da ginástica artística começa na noite de sábado, no Brasil. Rebeca e Flávia Saraiva se apresentam na última rotação, às 8h20 do domingo (25), já sabendo o que precisam fazer para avançar às finais por aparelho. A ordem de apresentação das brasileiras será: trave, solo, salto e assimétricas.

As duas devem se classificar com folgas para a final do individual geral, que acontece na quinta-feira (29), às 7h50. Além disso, elas buscam vagas em finais por aparelhos. Flavinha, na trave e no solo, principalmente. Rebeca, no salto e no solo, depois de fazer uma apresentação de altíssimo nível no treino de pódio, com saltos muito altos e cravados.

O técnico da equipe feminina do Brasil, Francisco Porath, ficou satisfeito com a apresentação de Rebeca. "Ela mostrou que está bem, foi aprovada no teste. Foram saltos bons, e a gente espera melhorar bastante a chegada, a execução. Fomos privilegiados por estar no último grupo, podemos acompanhar as saltadoras durante a competição e entrar sabendo o que precisamos tirar de nota."