Topo

Ex-técnico de Joaquim Cruz, Luiz Alberto morre de problemas renais no Qatar

Joaquim Cruz, Luiz Alberto de Oliveira, Agberto Guimarães e Zequinha Barbosa - Arquivo pessoal
Joaquim Cruz, Luiz Alberto de Oliveira, Agberto Guimarães e Zequinha Barbosa Imagem: Arquivo pessoal

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/06/2021 19h14Atualizada em 01/07/2021 11h30

O técnico do atletismo Luiz Alberto de Oliveira morreu hoje (30), aos 71 anos, no Qatar, onde estava internado tratando problemas renais graves. Recordista em medalhas olímpicas e mundiais com seus atletas, Luiz Alberto treinou o medalhista olímpico Joaquim Cruz, o vice-campeão mundial Zequinha Barbosa e o campeão pan-americano Agberto Guimarães pelos quais batalhou por melhores condições de treinamento.

Sob seu treinamento, Cruz foi campeão olímpico em Los Angeles 1984 e prata em Seul 1988. Ao longo da carreira, Luiz Alberto contribuiu ainda para a conquista sete medalhas em Campeonatos Mundiais e outras seis em Mundiais indoor.

Com apenas 10% dos rins funcionando, o treinador tinha situação delicada. Internado em Doha há cerca de quatro meses, Luiz Alberto teve parte do tratamento custeado por uma vaquinha organizada por seus três ex-atletas.

Além do trio brasileiro, outros grandes nomes do atletismo mundial foram treinados por Luiz Alberto. Entre eles, a campeã olímpica Maria Mutola, de Moçambique, Sanderlei Parrela, a americana Mary Decker.

Zequinha Barbosa lamenta a morte de Luiz Alberto

O ex-atleta Zequinha Barbosa, que foi por muitos anos treinado por Luiz Alberto, lamentou a morte de seu "professor" e a falta de reconhecimento que o técnico teve enquanto vivo.

"Infelizmente no Brasil esse tipo de pessoa que trabalha para o atletismo não é reconhecido. Quem perdeu foi o Brasil, porque ele levou com ele todo o conhecimento que tinha para contribuir com a gente.", disse Barbosa ao UOL. "Todos os países em que ele passou aproveitaram desse conhecimento, porque ele era um gênio.", acrescentou

Barbosa afirmou ainda que as antigas gestões da Confederação Brasileira de Atletismo não valorizaram o trabalho de Luiz Alberto, que revolucionou o atletismo brasileiro e comandou um dos momentos mais vitoriosos da modalidade no país.

"O Luiz era um cara rigoroso, rígido, verdadeiro, sincero e trabalhador. Isso no Brasil não tem valor. Ele não fazia parte do sistema, do esquema, que por muitos anos, mais de 30 anos foi criado. Ele era contra isso tudo, ele era a favor do esporte, do esporte olímpico, justo, o esporte plural para todos.", concluiu.

Luiz Alberto brigou por melhorias

Nos anos 80, o técnico brigou para garantir ao trio boas condições de treinamento nos Estados Unidos. Com sua luta, conseguiu contratos e melhorias para que Guimarães, Barbosa e Cruz pudessem se torna grandes nomes no atletismo brasileiro.

Luiz Alberto era o treinador de Joaquim Cruz quando ele foi bicampeão olímpico dos 800m, em 1984 e em 1988 e quando faturou duas vezes o ouro em Jogos Pan-Americanos. Também treinava Zequinha Barbosa quando o ex-atleta foi campeão mundial dos 800m em 1987.

No Qatar, o técnico treinava a equipe local de meio-fundo (800m e até os 3000m). Por ser empregado pelo governo, teve parte dos gastos com o tratamento custeados pelo plano de saúde bancado pelo Qatar.