Topo

Olhar Olímpico

Calderano foge de chineses até a semifinal do tênis de mesa em Tóquio

Hugo Calderano - QTTA
Hugo Calderano Imagem: QTTA

09/07/2021 13h22

A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) confirmou o brasileiro Hugo Calderano como um dos quatro cabeças de chave do torneio olímpico. Isso significa que ele escapará de enfrentar jogadores chineses, que dominam a modalidade, até pelo menos a semifinal, aumentando sua chance de medalha.

No século, a China sofreu apenas duas derrotas em partidas de simples do tênis de mesa masculino para jogadores de outros países, ambas em Atenas-2004, quando o ouro ficou com um jogador da Coreia do Sul. Desde então são três finais entre chineses e, um pódio completo, em 2008, quando ainda era possível inscrever três atletas por país. Agora o limite é dois.

Se enfrentar uma chinês na Olimpíada é derrota quase certa, a certeza de que não terá nenhum jogador da China pela frente até a semifinal, se chegar até lá, é um alívio para Calderano, que é o sexto do ranking mundial, mas entrou em Tóquio como quarto cabeça de chave. Por isso, ele pula duas fases de classificação e entra no torneio já na terceira rodada. Com três vitórias, estará na semifinal, brigando por medalhas.

"Isso ajuda bastante. Teoricamente, é um ponto positivo não poder jogar contra os chineses antes da semifinal, mas é claro que há muitos outros jogadores que são muito fortes. A partir já da minha primeira partida, entre os 32, preciso estar muito concentrado, muito focado, porque todos ali são perigosos também", disse.

Diferente de outros esportes com cruzamento de chave, o tênis de mesa oferece apenas uma medalha de bronze. Isso significa que os jogadores derrotados na semifinal se enfrentam pelo terceiro lugar. O japonês Harimoto chega como terceiro favorito na competição que será disputa no seu país. Os dois primeiros são Zhendong Fan e o atual campeão olímpico Ma Long.