Topo

Uefa pode tirar Barcelona da Champions League por escândalo de arbitragem

Logo do Barcelona antes de partida da Liga dos Campeões -
Logo do Barcelona antes de partida da Liga dos Campeões

10/03/2023 17h43

O Barcelona pode ser suspenso da Champions League pela Uefa. A entidade máxima do futebol europeu pode deixar o clube de sua principal competição de clubes. O órgão teme ter sua reputação afetada pelo fato do clube catalão estar envolvido em um escândalo de uma suposta compra de arbitragem, do qual está sendo denunciado pelo Ministério Público.

A entidade é contundente em seus regulamentos disciplinares e inclusive estabelece que caso um clube influencie externamente em resultados nacionais, poderá ficar de fora de suas competições, como estabelecem os artigos artigos 4.02 e 4.03.

"Se, com base em todas as circunstâncias e informações de que a UEFA dispõe, a UEFA concluir de forma satisfatória que um clube esteve direta e/ou indiretamente envolvido desde a entrada em vigor do artigo 50.º, n.º 3, dos Estatutos da UEFA, ou seja, a partir de 27 de abril de 2007, em qualquer atividade destinada a organizar ou influenciar o resultado de uma partida de nível nacional ou internacional, a UEFA declarará que o referido clube não poderá participar da competição. Esta inelegibilidade é válida apenas por uma temporada de futebol."

O mesmo artigo refere o fato de a UEFA poder tomar tal decisão sobre o Barcelona sem ter de esperar por uma decisão final sobre a reclamação.

A entidade também tem o poder de ir mais longe e tomar medidas disciplinares contra o Barcelona. Além disso, reserva-se o direito de não admitir clubes que não cumpram o regulamento mesmo que obtenham um lugar para jogar nas competições europeias.

"Ao tomar sua decisão, a Uefa pode confiar, mas não está vinculada a uma decisão de um órgão esportivo nacional ou internacional, tribunal arbitral ou tribunal estadual. A UEFA pode abster-se de declarar um clube inelegível para participar na competição se a UEFA estiver satisfeita com o impacto da decisão tomada em relação às mesmas circunstâncias fáticas por um organismo desportivo nacional ou internacional, tribunal arbitral ou tribunal estadual que já tenha tido efeito de impedir o clube de participar de uma competição de clubes da UEFA."