Topo

Torcedores da Portuguesa se emocionam com clássico após 7 anos de calvário

Torcida da Portuguesa em jogo no Morumbi contra o São Paulo pelo Paulistão - JEFFERSON AGUIAR/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Torcida da Portuguesa em jogo no Morumbi contra o São Paulo pelo Paulistão Imagem: JEFFERSON AGUIAR/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

26/01/2023 21h49

Sete anos. 84 meses. Quase uma década. Foi o tempo que os torcedores da Portuguesa que foram ao Morumbi na noite desta quinta (26), para acompanhar o jogo da Lusa contra o São Paulo, tiveram que esperar para voltar a ver seu time de coração disputar um clássico pelo Paulistão.

As lembranças que machucam ficaram para trás. Foi nesse mesmo Morumbi que em 8 de abril de 2015 a Portuguesa perdeu por 3 a 0 para o mesmo São Paulo e se despediu da elite estadual.

Parecia ser uma passagem rotineira pela Série A-2, uma entre tantas que o clube se acostumou neste século. Mas o tempo foi passando, passando... E os sete anos são vistos hoje como um calvário por quem esperou e teve fé que esse momento voltaria a acontecer.

"É a realização de um sonho, sim. Passamos tanto tempo no calvário que parecia que isso nunca mais aconteceria. É uma emoção muito grande poder entrar no Morumbi de novo para um jogo. Tem muito torcedor que não sabe mais o que é isso" disse o historiador Tiago Cabral, na porta do estádio são-paulino.

O analista de sistemas Douglas Menezes, 18 anos, teve o azar de ter vivido boa parte de sua vida como torcedor longe dos clássicos. Ele herdou o amor pelo time do pai, um comerciante português da Mooca (bairro da zona leste paulistana), e enfim pôde assistir a um jogo da Lusa contra um de seus adversários históricos.

O sonho, banal para fãs de outras equipes, era o de ver um clássico ao vivo. Por isso, ele não segurou a emoção ao chegar no Morumbi na noite de hoje.

"É o meu maior momento como torcedor da Portuguesa. Assim que conquistou o acesso no ano passado tratei de ver o site da Federação (Paulista) todo dia para ver a tabela e já me programar para ir nos clássicos."

Clássico só como visitante

Se por um lado a volta aos clássicos é das principais expectativas do torcedor da Portuguesa no Paulistão, por outro a diretoria do clube aproveitou o único confronto contra um grande como mandante para fazer caixa.

Contra o Corinthians, único clássico da Lusa marcado para o Canindé, o mando de campo foi vendido a um grupo de mídia e transferido para Brasília (DF).

Portanto, matar a saudade dos jogos contra os grandes, só como visitante, situação que irritou a maioria dos torcedores ouvidos pelo LANCE!

Nada, contudo, que tire a alegria da fanática torcida da Lusa, que vive o retorno ao convívio entre os grandes paulistas como a realização de um sonho.