Topo

Xavi defende Vini Jr. após comentário racista: 'Cada um comemora como quer'

Xavi, técnico do Barcelona, e Vini Jr, atacante do Real Madrid, conversando durante o "El Clásico" - Jose Breton/Getty
Xavi, técnico do Barcelona, e Vini Jr, atacante do Real Madrid, conversando durante o 'El Clásico' Imagem: Jose Breton/Getty

16/09/2022 15h08

Após ser vítima de racismo em um programa de televisão na Espanha, o atacante Vinicius Junior, do Real Madrid, ganhou o apoio de muitas pessoas de fora e de dentro do universo do futebol. E um dos que se manifestaram em defesa do brasileiro foi o técnico Xavi Hernández, do Barcelona, grande rival do time merengue.

Em entrevista coletiva realizada hoje (16), o comandante dos Culés comentou a repercussão do caso e disse que o camisa 20 do Real tem o direito de comemorar como quiser. "Cada um comemora como quer, não? É um ato de euforia. Quando marca um gol, é um ato de euforia, cada um faz o que quer", afirmou o treinador.

"Para mim, sempre foi comemorar com meus companheiros porque vejo futebol como um jogo coletivo, de equipe, e se eu marcava era graças aos meus companheiros. O primeiro que me vinha era abraçar o companheiro mais perto. Por prudência, por timidez... Cada um celebra como quer, mas sem faltar respeito. Só isso, é simples", completou Xavi.

A polêmica sobre a forma como Vini Jr comemora seus gols começou ontem (15), quando Koke, capitão do Atlético de Madri, afirmou que o atacante brasileiro "teria problemas" se dançasse no clássico entre as equipes, que será realizado no próximo domingo (18). Mais tarde, porém, veio o caso de racismo em rede nacional.

Durante o programa 'El Chiringuito', o presidente da Associação de Empresários de Jogadores, Pedro Bravo, usou um termo racista para criticar o brasileiro. O agente disse que o atacante merengue deveria "parar de fazer macaquice" e ir ao "sambódromo do Brasil" caso quisesse "dançar" em campo.

Depois da repercussão da fala, Bravo foi ao Twitter pedir desculpas. "Quero esclarecer que a expressão 'fazer macaquice' que utilizei mal ao qualificar a dança do Vinicius na comemoração dos gols foi de maneira metafórica ('fazer idiotices'). Como minha intenção não foi de ofender ninguém, peço sinceramente desculpas. Sinto muito!", alegou.

Por conta do episódio, Vinicius Junior recebeu apoio público de personalidades do futebol como Neymar, Raphinha, Thiago Silva e Pelé. A hashtag 'BailaViniJr' foi lançada e viralizou. Além disso, a CBF se solidarizou com ele e o Real Madrid disse que vai tomar medidas legais contra "qualquer pessoa que use expressões racistas contra nossos jogadores".