Topo

Leonardo é suspenso por confusão após eliminação do PSG na Champions League

Leonardo, diretor do PSG - David Ramos/Getty Images
Leonardo, diretor do PSG Imagem: David Ramos/Getty Images

17/06/2022 16h04

O brasileiro Leonardo, ex-diretor esportivo do Paris Saint-Germain, foi suspenso pelas confusões após a eliminação do clube para o Real Madrid nas oitavas da Champions em março deste ano. A suspensão de um jogo na competição foi publicada hoje (18) pela UEFA após a abertura e análise de um processo disciplinar.

O PSG foi eliminado pelo Real Madrid, de virada, na Liga dos Campeões e, de acordo com a imprensa espanhola, após o término da partida, Leonardo e o presidente do clube, Nasser Al-Khelaifi, protagonizaram cenas de descontrole, ameaças e violência no Santiago Bernabéu.

O brasileiro Leonardo e Nasser Al-Khelaifi, diretor e presidente do Paris Saint-Germain, respectivamente, conversam durante jogo contra o Montpellier, pelo Campeonato Francês. 10/03/2022 - FRANCK FIFE/AFP - FRANCK FIFE/AFP
O brasileiro Leonardo e Nasser Al-Khelaifi, diretor e presidente do Paris Saint-Germain, respectivamente, conversam durante jogo contra o Montpellier, pelo Campeonato Francês. 10/03/2022
Imagem: FRANCK FIFE/AFP

Segundo relatos, o mandatário do clube chegou aos vestiários antes mesmo dos jogadores e árbitros e, ao ver a equipe de arbitragem, foi violento ao quebrar uma bandeirinha dos juízes e proferiu palavras duras contra a equipe. As testemunhas da confusão consideraram Leonardo como "bipolar", estando calmo às vezes e agressivo em outros momentos.

Nasser Al-Khelaifi não foi suspenso ou sancionado e nem o PSG. Leonardo, que já foi desligado do clube, recebeu uma partida de suspensão. Sobre a demissão, Leonardo contou que nem chegou a ser avisado pelo clube.

O substituto do brasileiro é Luis Campos, que vai encabecar o novo projeto esportivo do Paris Saint-Germain e conduzir a reformulação do clube. Tanto Leonardo, quanto Nasser Al-Khelaifi, foram muito pressionados pela torcida, principalmente depois da eliminação na Liga dos Campeões, tendo que lidar, inclusive, com o estádio pichado com protestos contra a dupla.