Topo

Paris Saint-Germain

Quem é Luis Campos, diretor que tem a missão de liderar reformulação do PSG

Luís Campos é apontado pelo jornal francês "Le Parisien" como o novo diretor esportivo do PSG, cargo ocupado anteriormente pelo brasileiro Leonardo - Remy Gabalda/AFP
Luís Campos é apontado pelo jornal francês 'Le Parisien' como o novo diretor esportivo do PSG, cargo ocupado anteriormente pelo brasileiro Leonardo Imagem: Remy Gabalda/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/06/2022 04h00

O PSG de Neymar, Messi, Mbappé e companhia sofrerá enorme reformulação para a próxima temporada europeia. O homem responsável por liderá-la, segundo a imprensa francesa, é Luis Campos, que substituirá o brasileiro Leonardo como diretor esportivo do clube.

No cargo, ele terá a missão de buscar reforços para o já estrelado elenco do PSG, mas também liderará a "barca" de saída do clube francês.

Mas quem é Luis Campos? Abaixo, o UOL Esporte reúne momentos da trajetória do homem que tem a missão de comandar a reformulação do clube francês.

Carreira

Antes de se tornar diretor, Luis Campos começou como treinador, mas teve pouco sucesso na função. Trabalhou em times de menor expressão de Portugal, mas também em equipes que disputavam o torneio de elite do país, como o Gil Vicente. Abandonou a função de técnico em 2005.

Já em novo cargo, reapareceu no cenário do futebol em 2012 como analista tático do Real Madrid, onde trabalhou com José Mourinho. A primeira experiência como diretor de futebol foi na França, onde construiu sua reputação como dirigente.

De 2013 a 2016, ocupou a função no Monaco e acompanhou os primeiros passos de Mbappé como profissional, além de participar de negociações como as de Fabinho e Bernardo Silva. De 2017 a 2020, trabalhou no Lille e esteve no início da trajetória do primeiro título francês do clube, conquistado no ano passado.

Luis Campos, novo diretor do PSG - Xavier Laine/Getty Images - Xavier Laine/Getty Images
Luis Campos é apontado pela imprensa francesa como novo diretor esportivo do PSG
Imagem: Xavier Laine/Getty Images

Saídas e chegadas

De acordo com a imprensa francesa, ao menos dez jogadores são cotados para deixar o clube nesta janela de transferências. Nomes como Icardi, Wijnaldum, Ander Herrera, Gueye, Kurzawa e Paredes estariam nesta lista.

Entre os que podem chegar, um zagueiro, dois meio-campistas e um atacante versátil estão no radar do diretor.

Novo técnico

Outra decisão a ser tomada pelo substituto de Leonardo é em relação à iminente saída do técnico Maurício Pochettino. O argentino tem mais um ano de contrato com o PSG, mas não deve permanecer.

O jornal 'Le Parisien' destaca que o nome que mais agrada Luis Campos é o de Christophe Galtier, atualmente no Nice, mas que nenhuma definição foi tomada. Eles trabalharam juntos no Lille no início da campanha que rendeu o título francês em 2021.

De acordo com o 'The Sun', da Inglaterra, o PSG também está de olho em José Mourinho por conta do seu trabalho à frente da Roma. Já o 'Mundo Deportivo', da Espanha, aponta que Zidane recebeu proposta pela vaga que deve ser deixada por Pochettino nos próximos dias.

Paris Saint-Germain