Topo

Em busca de inclusão, Brasileiro de Kickboxing no Rio terá apresentação de pessoas com deficiência

28/07/2021 13h35


O Rio de Janeiro vai sediar o Campeonato Brasileiro de Kickboxing e terá uma edição com grandes inovações, como por exemplo, cinturão, transmissão ao vivo, alimentação gratuita para os atletas, camisa oficial para campeões e vice-campeões e a apresentação de atletas PcD (Pessoa com Deficiência). Essas ações serão possíveis a partir de parcerias com a ENEL e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE). O torneio acontece entre os dias 4 a 7 de setembro, no Parque Olímpico

Faixa-preta de Kickboxing, o professor William Correia foi quem fez a proposta de incluir a apresentação de luta de PcD nesta 30ª edição do Campeonato Brasileiro da modalidade. Imediatamente, Capitulino Gomes, presidente da FKBERJ e vice-presidente da CBKB, aceitou e incluiu as atividades no evento.

Todos os atletas PcD do Brasil poderão participar da apresentação, bastando apenas confirmar a presença mediante prévia inscrição, como no caso de Mohamad Hassan El Gamal, que é faixa-preta 1º Dan de Kickboxing desde 2013, e será o primeiro atleta PcD a realizar uma apresentação em um campeonato a nível nacional no Kickboxing. Mohamad é portador de síndrome de Down, o que não o impediu de chegar à faixa preta da modalidade, se destacando como atleta. O interesse pela arte surgiu quando, ainda criança, assistia a filmes de luta. Ele chegou a praticar outras artes marciais, mas foi o Kickboxing que conquistou seu coração.

Indagado sobre sua participação em um Campeonato Brasileiro, Mohamad comentou: - Espero transmitir a mensagem de que é possível que pessoas como eu, com Síndrome de Down, possam se dedicar à prática de artes marciais e chegar à faixa-preta. Não só pessoas com Síndrome de Down, como outras outros tipos de deficiências limitantes. Todos nós podemos, basta ter fé e acreditar. Espero um dia ser campeão brasileiro - disse o faixa-preta.