Topo

Mudança de datas, nova transmissão, regulamento e novidades: o que você precisa saber sobre o Carioca 2021

19/02/2021 06h00

Depois de uma edição bastante problemática que trouxe mais atenção pela briga fora de campo do o que aconteceu dentro de campo, o Campeonato Carioca chega em 2021 com muitas novidades. Uma nova transmissão, um novo formato, novas regras numa tentativa de valorizar o formato do estadual.

A grande novidade do torneio será o novo formato em apenas um turno entre 12 times pelo título da Taça Guanabara. Outra grande atração será a transmissão do campeonato pela Record TV, que venceu a corrida e adquiriu os direitos de transmissão até 2022.

O LANCE! resolveu listar as principais novidades que antecipam o Campeonato Carioca 2021 e explicar tudo o que mudou desde a última edição, que teve o Flamengo como campeão.

NOVO FORMATO

O campeonato começa com a fase preliminar, realizada durante 16 de janeiro até 25 de fevereiro, com seis clubes: Americano, America, Cabofriense, Friburguense, Nova Iguaçu e Sampaio Correa. Os clubes se enfrentam em formato de grupo e o primeiro colocado consegue uma vaga na fase principal.

+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro e simule as últimas rodadas

Ao invés de dois turnos, a Taça Guanabara será a única fase do torneio para definir o campeão. Com 12 participantes, o campeonato começa a partir do dia 3 de março com 11 rodadas. Os quatro primeiros se classificam para as semifinais e finais do campeonato carioca, com jogos de ida e volta nas duas fases.

O vencedor da Taça Guanabara será decidido pelo primeiro colocado na fase de grupos, enquanto a Taça Rio será decidido em uma fase somente com os clubes que ficaram entre quinto colocado ao oitavo colocado na primeira fase.

NOVAS DATAS

A data de início do Campeonato Carioca também sofreu duas alterações antes da publicação oficial do edital de regras da competição, feito nesta semana.

A previsão inicial era que o campeonato começasse no dia 27 de fevereiro, no final de semana seguinte ao fim do Campeonato Brasileiro. Depois, a Ferj optou por adiar para o próximo final de semana, no dia 6 e 7 de março.

+ Alex Muralha no Paulistão: confira medalhões que disputarão estaduais por clubes menores

No entanto, a entidade do futebol carioca chegou a um consenso e optou por iniciar no dia 3 de março, em uma quarta-feira, após se adequar ao calendário da CBF.

NOVA TRANSMISSÃO

Conforme antecipado pelo LANCE!, a Record TV venceu a briga com o SBT e a Globo para adquirir os direitos de transmissão do Campeonato Carioca até 2022. Não só uma nova casa na TV aberta, isso significa uma nova era nas transmissões do campeonato.

Além da TV aberta, o torneio será transmitido em formato pay-per-view nas TVs fechadas e também será transmitido pelos próprios clubes em formatos a serem decididos pelos próprios. A tendência é que um app oficial de PPV também seja criado para aumentar a opção de transmissão.

NOVA REGRA

No edital de regras publicado pela Ferj, o Campeonato Carioca 2021 traz uma regra que chamou bastante a atenção. De acordo com o edital, clubes que pouparem jogadores titulares a partir da terceira rodada do Campeonato Carioca "sem motivo justo" serão multadas.

No entanto, a regra não explica quais seriam os "motivos justos". Enquanto isso, a multa o valor da multa neste caso será "correspondente a totalidade de sua cota fixa de direito de transmissão e, caso já as tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a esse valor, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato".

*Estagiário, sob supervisão de Ricardo Guimarães.