PUBLICIDADE
Topo

Voto à distância divide opiniões em reunião sobre eleição no Santos

08/07/2020 07h00

Representantes da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Santos, da Comissão Eleitoral, do Conselho Consultivo e o presidente José Carlos Peres reuniram-se em videoconferência na noite da última segunda-feira para iniciar as abordagens relacionadas a eleição presidencial prevista para dezembro.

Entre os assuntos a serem discutidos, o principal deles foi a possibilidade de inclusão do voto à distância, via internet. Para que isso aconteça, será necessário uma mudança estatuária aprovada pelos conselheiros antes do início do processo eleitoral.

A conversa foi conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Teixeira, que trouxe o tema em pauta. Houve divergência entre os participantes, principalmente pelo curto prazo de implantação da tecnologia e pelo histórico de fraudes na inscrição de "sócios fantasmas" na última pleito, em 2017. Em busca de resolver esse problema, a atual gestão santista efetuou durante cerca de dois anos um processo de recadastramento do quadro associativo, com o cancelamento de 4.800 registros que não apresentaram CPF.

Contudo, em nota publicada nesta terça-feira no site oficial do Santos FC, o motivo da celeridade para a implantação do voto online é a pandemia do novo coronavírus e a incerteza de condição de uma organização presencial efetiva para o pleito que acontecerá em cinco meses.

Localização

Outro assunto discutido em reunião é o local onde ela será realizada na Vila Belmiro, já que a quadra de futsal, local onde foi a alocada a estrutura das últimas eleições na sede, foi desativada.

No último pleito, além das dez urnas instaladas no estádio Urbano Caldeira, uma outra foi colocada Federação Paulista, na cidade de São Paulo. A sede da FPF será novamente disponibilizada ao Alvinegro Praiano.

Ainda assim, além do surto de COVID-19, existe um forte desejo dos sócios da inclusão do voto à distância, para atender santistas de outros locais do Brasil.

Participaram do encontro virtual os representantes da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo, Marcelo Teixeira (presidente), Matheus Guimarães Cury, Luiz Simões Polaco Filho, Daniel Nascimento Curi, Daniel Pereira Alves, do Comitê Gestor, através do presidente santista, José Carlos Peres, da Comissão Eleitoral, Fernando Akaoui, Osvaldo Nico Gonçalves, Antônio Aguiar Teixeira, Cassio Richter e Roberto Diz Torres, e os membros do Conselho Consultivo, formado por André Monteiro de Fazio, Esmeraldo Tarquínio, Fernando Galotti Bonavides, Florival Amado Barletta, José Da Costa Teixeira e Marcelo Pirillo Teixeira.

Futebol