Topo

Seis clubes na Itália são contra o retorno das competições

O Torino do zagueiro Lyanco é contra a volta dos campeonatos. Já a Juventus de Cristiano Ronaldo, a favor.  - REUTERS/Massimo Pinca
O Torino do zagueiro Lyanco é contra a volta dos campeonatos. Já a Juventus de Cristiano Ronaldo, a favor. Imagem: REUTERS/Massimo Pinca

03/04/2020 13h34

Ao menos seis clubes da primeira divisão do Campeonato Italiano preferem que a competição seja cancelada ao terminar durante o verão europeu. Torino, Udinese, Sampdoria, Genoa, Spal e Brescia, são os times que não tem interesse em realocar as partidas atrasadas. Por outro lado, Juventus, Lazio, Roma, Napoli, Verona, Parma, Sassuolo e Lecce pressionam para que o torneio volte. Já Inter de Milão, Milan, Atalanta, Bologna, Fiorentina e Cagliari não se posicionaram.

Todas as seis equipes que disseram "não" ao regresso do campeonato estão entre os sete últimos colocados na tabela de classificação, e, talvez, pudessem ser beneficiados com um possível cancelamento dos rebaixamentos.

Os times do Calcio estão reunidos em uma assembleia nesta sexta-feira para analisar possíveis planos para o futuro do calendário do futebol no país. Também haverá discussão sobre um provável corte de salários nas equipes. Enquanto isso, não existe nenhuma definição para a retomada do calendário, mas há uma expectativa de que isso possa ser feito no final de maio ou, no pior cenário, no final de junho.

Os clubes contrários a estes cenários justificam riscos aos jogadores e também não gostariam de ter o calendário da próxima temporada prejudicado, uma vez que a época atual só irá acabar no verão do continente europeu.

A questão dos cortes salariais também é pauta polêmica, pois a Associação de Jogadores quer limitar a redução apenas ao mês de março, enquanto os times querem imitar a Juventus que suspendeu os pagamentos durante o período de inatividade.

Coronavírus liga alerta pelo mundo