Topo

Jogador italiano com covid-19 descreve doença: "Febre e olhos queimando"

O jogador Alessandro Favalli - Reprodução
O jogador Alessandro Favalli Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

20/03/2020 11h00

Depois da China, a Itália é o país que mais sofre com a pandemia do novo coronavírus. O número de infectados não para de subir e o de mortes acelera. Um dos jogadores de futebol diagnosticados com a covid-19 contou que a doença o deixou "com febre, dor de cabeça e os olhos queimando".

Alessandro Favalli, que hoje joga pelo Reggiana, da terceira divisão do país, foi diagnosticado no dia 6 de março com o novo coronavírus. Ele foi o segundo jogador italiano a ter o resultado positivo. Para cumprir o isolamento, ele foi para o norte do país. Por telefone, ele disse à BBC que o "isolamento é mentalmente difícil".

"Eu suspeitava da doença. Tive uma gripe em janeiro. Liguei para minha família e todos tiveram os mesmos sintomas. Fizemos um jantar em família alguns dias antes. Como o coronavírus já era grande naquele momento na mídia e algumas pessoas já haviam sido infectadas na minha área, eu soube imediatamente o que todos nós tínhamos", contou ele.

Apesar dos sintomas, Favalli disse que não ficou tão ruim como muitos casos que viu na televisão. "Estava mais preocupado com alguns parentes que foram atingidos com mais força do que eu, talvez por causa da idade e das condições físicas diferentes", afirmou.

Após ser diagnosticado, ele conta que se isolou em um quarto na casa onde vive com a mulher. Ela apenas deixava comida na porta para ele. Ela não apresentou nenhum sintoma da doença.

A parte mais difícil para ele foi o isolamento. "O isolamento é mentalmente difícil. Estou acostumado a uma vida mais social. Vivo com minha esposa, tenho minha família e amigos aqui. Treino todos os dias com companheiros de equipe", disse Favalli.

Para o jogador, agora "o principal é passarmos por isso logo". "Todos ficaram preocupados comigo e com minha família; foi bom ver quantas pessoas cuidaram de nós. Se realmente queremos ver alguns aspectos positivos desse vírus, ele me ensinou o quão importante as pessoas ao seu redor são".