Topo

Paulista - 2020

Atacante que virou ala não marca há 5 anos, mas lidera desarmes no Paulista

Pablo em ação pelo Guarani durante jogo contra o Novorizontino - Rebeca Reis/AGIF
Pablo em ação pelo Guarani durante jogo contra o Novorizontino Imagem: Rebeca Reis/AGIF

18/03/2020 08h15

O jejum de seis meses sem gol de Alexandre Pato, encerrado em fevereiro, tomou conta do noticiário no início do Campeonato Paulista, já que não é comum um atacante ficar tanto tempo sem estufar as redes. Pois então imagine uma seca oito vezes maior. Pois é o que vive Pablo, do Guarani, hoje convertido em lateral direito.

Revelado na base do Bugre, o jogador está em sua segunda passagem pelo clube. Após deixar o time de Campinas, em 2012, passou por Monte Azul, Oeste, América Mineiro, Atlético Mineiro, Vegalta Sendai, do Japão, CRB, Coritiba e Santa Clara, de Portugal. Nas últimas cinco equipes, porém, não marcou nenhuma vez. O último gol foi pelo Coelho, no dia 10 de novembro de 2015, no triunfo sobre o Vitória por 4 a 0. Já são 79 partidas desde então.

Pablo mudou de posição no início dessa temporada, passando a atuar como lateral direito, o que lhe deu outro destaque: os desarmes. Já são 32 na competição, o recorde entre todos os jogadores do torneio segundo dados do Footstats. Curiosamente, sua melhor no fundamento veio nessa segunda-feira (16), na vitória sobre a rival Ponte Preta, quando voltou a jogar como atacante. Foram oito roubos de bola no jogo.

O jejum de Pablo continua, e já são dez jogos sem ir às redes na temporada. Porém, enquanto o gol não sai, o jogador ao menos vem ajudando a segurar o ataque dos adversários. O Guarani tem a sexta defesa menos vazada da competição com apenas nove gols sofridos.

Maiores ladrões de bola do Paulistão

1º - Pablo - Guarani - 32 desarmes certos
2º - Daniel Alves - São Paulo - 29 desarmes certos
2º - Aderlan - Red Bull Brasil - 29 desarmes certos
4º - Alisson - Santos - 27 desarmes certos
4º - Marquinhos - Inter de Limeira - 27 desarmes certos
Fonte: Footstats

Band: Renata Fan critica aglomeração de torcedores do Guarani no dérbi

Jogo Aberto