Topo

Futebol


Como Everton Ribeiro é decisivo sem destaque nas principais estatísticas

12/11/2019 06h00

Quem procurar Everton Ribeiro nas principais estatísticas do Campeonato Brasileiro, encontrará o meia o Flamengo com seis assistências e um gol. Números que podem ser considerados baixos, uma vez que o camisa 7, além de titular, é o capitão de Jorge Jesus. Contudo, este é um dos casos em que é preciso ir além dos scouts para entender a importância do jogador ao time.

Com Jorge Jesus, o meia já não está mais tão preso ao lado direito de ataque. A movimentação do time como um todo é intensa. A alternância entre Gabigol e Bruno Henrique como atacante de lado e centroavante é constante e varia a cada jogo. O mesmo pode-se dizer dos meio-campistas, dependendo dos 11 titulares. Contra o Bahia, Everton Ribeiro atuou na faixa central para a direita.

Assim, o camisa 7 tem participação fundamental na produção ofensiva do Flamengo e na campanha de sucesso do time sob o comando do português. Contra o Bahia, por exemplo, a equipe tinha dificuldades após sair atrás do placar. Então Everton Ribeiro apareceu e, com poucos toques, quebrou a marcação adversária e deixou os companheiros em condições favoráveis: Gabigol cruzou da direita e o jovem Reinier, como centroavante, fez o gol.

As estatísticas "falham" neste sentido, à medida em que não medem o ritmo dado ao time por Everton Ribeiro. Contudo, os dados do Footstats vão além dos gols e da assistências, e detalham os terceiros e quartos passes que são dados antes dos gols e finalizações. No Flamengo, o camisa 7 domina a lista.

Dos 68 gols marcados pelo time no Brasileirão - o Rubro-Negro é o dono do melhor ataque do torneio -, Everton Ribeiro deu o terceiro passe, ou seja, o passe para o jogador que deu a assistência, 10 vezes. A contribuição do meia fica ainda mais evidente nas finalizações, sendo o líder em assistências (64), terceiro (44) e quatro passes (22). Ou seja, é quem mais cria condições e deixa os companheiros em condições de finalizar contra a meta adversária no BR-19.

O reconhecimento pela ótima temporada existe - tanto por parte da torcida, quanto por parte da diretoria e da cúpula do departamento de futebol. Assim, Everton Ribeiro já está em negociação avançada para renovar o seu contrato.

?

- A renovação está sendo tratada e andando bem. Já já teremos novidade - disse Everton Ribeiro, cujo atual vínculo com o Fla é válido até maio de 2021, após a vitória por 3 a 1 sobre o Bahia, no Maracanã, no último domingo..

Futebol