Topo

Série B - 2019


Capitão do Guarani, Luiz Gustavo mostra em números sua importância

03/10/2019 14h16

Passados dois terços do Campeonato Brasileiro da Série B, o Guarani vive, hoje, uma nova realidade dentro da competição. Com início muito abaixo da expectativa de seu torcedor, o time Paulista sofreu até se encontrar e dar uma resposta dentro de campo.

Com sete derrotas e apenas uma vitória nos primeiros 11 jogos, a equipe acabou frequentando o Z4 em 18 rodadas, sendo 8 delas na lanterna, até engatar uma incrível sequência de vitórias, que, atualmente, garante o 12º lugar na tabela.

Parte da "responsabilidade" pelo bom momento passa por Luiz Gustavo, zagueiro e capitão do Bugre. De lá pra cá, o Guarani, que havia vencido apenas três jogos na Série B, conquistou seis vitórias nas últimas oito partidas e está invicto há cinco rodadas, não tendo levado nenhum gol sequer neste período.

Das 26 rodadas disputadas, até aqui, Luiz esteve em 16, sendo 8 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, totalizando um aproveitamento de 54,16%, com 14 gols marcados (0,87 gol/jogo) e 12 sofridos (0,75 gol/jogo). O desempenho é superior ao do CRB, por exemplo, 4º colocado da Série B, que tem 50,7%. Em contrapartida, na ausência do capitão a equipe apresenta números muito inferiores, com apenas uma vitória em 10 jogos, 6 pontos conquistados em 30 possíveis.

Feliz pelo momento, o jogador destacou a união do grupo como o ponto alto da recuperação da equipe no campeonato.

"Acredito que essa fase seja espelho da dedicação de cada um grupo visando a coletividade. Tentamos nos fechar ainda mais e, felizmente, as vitórias começaram a aparecer. Vejo no rosto de cada companheiro a vontade de vencer, de contribuir para a equipe e isso faz diferença. Ainda não alcançamos nada, mas estamos no melhor momento do time na temporada e justamente num período em que é muito importante você somar pontos", disse.

Ele também projetou as próximas rodadas da competição: "Estamos entrando, agora, no último terço da competição e, aos pouco, trabalhando com seriedade e equilíbrio, eu tenho certeza que vamos conseguir alcançar nossos objetivos e dar alegrias ao nosso torcedor, que nossa obrigação".

Veja o levantamento

Guarani Sem Luiz Gustavo (1ª a 8ª rodada + 18ª rodada + 25ª rodada):

10 jogos (1 vitória, 3 empates e 6 derrotas)

6 Gols Marcados (0,6 por jogo)

12 Gols Sofridos (1,2 por jogo)

Saldo de -6

Aproveitamento: 20%

Guarani Com Luiz Gustavo (9ª a 24ª rodada, tirando18ª e 25ª ):

16 jogos (8 vitórias, 2 empates e 6 derrotas)

14 Gols Marcados (0,87 por jogo)

12 Gols Sofridos (0,75 por jogo)

Saldo de +2

Aproveitamento: 54,16%

Total: 26 jogos (9 vitórias, 5 empates e 12 derrotas)

20 gols marcados (0,69 por jogo)

24 gols sofridos (0,92 por jogo)

Saldo de -4

Aproveitamento: 41%

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor