Topo

Palmeiras leva prêmio de gestão por excelência no futebol brasileiro

24/04/2018 19h50

O Palmeiras foi o protagonista do Gestão de Campeão, prêmio aos clubes que mais se destacaram na implementação do sistema de gestão de excelência criado pela Ambev. Nesta terça-feira, em São Paulo, o Verdão recebeu o troféu de Gestão de Ouro, superando o Goiás (Gestão de Prata) e o Flamengo (Gestão de Bronze), além de ser considerado craque em três pilares: Futebol Profissional, Sócio-Torcedor e Comercial e Marketing - este último ao lado de Cruzeiro e Goiás.

- Muito orgulho e alegria por receber esse prêmio, o prêmio máximo. Agradecer e destacar o papel da Ambev neste reconhecimento e neste programa. Aprimoramento de boa gestão é um processo contínuo. E estamos neste caminho certo. Agora é continuar. Há alguns anos o Palmeiras faz um grande trabalho em gestão. Uma premiação como essa só comprova esse bom trabalho. É um trabalho que já existe e essa é uma grande chancela. E precisamos caminhar juntos na gestão e no campo. É importante que tudo caminhe junto e estamos neste bom caminho - declarou Roberto Trinas, diretor de marketing do Palmeiras, logo após receber o troféu.

- O objetivo do Gestão de Campeão neste primeiro momento foi trazer ainda mais transparência e credibilidade ao futebol brasileiro. Ficamos muito satisfeitos porque a evolução dos clubes foi nítida - disse Fred Fontes, gerente de marketing esportivo da Ambev.

Durante 2017, consultores da Ernest Young (EY) visitaram clubes das Séries A e B por quatro oportunidades para avaliar e orientar os dirigentes a respeito das melhores práticas de gestão dentro dos pilares pré-estabelecidos no book de gestão de excelência, desenvolvido pela Ambev: Gestão e Planejamento, Administração e Finanças, Comercial e Marketing, Futebol Profissional, Categorias de Base e Sócio Torcedor.

- Durante as visitas realizadas nos clubes, identificamos que gradativamente os profissionais implementavam as melhorias orientados pelo book de forma consistente, algumas práticas de administração que estavam sendo ignoradas ao início do programa foram aprimoradas, mostrando que o Gestão de Campeão foi uma iniciativa com efeitos para quem busca uma gestão ainda mais eficiente do futebol brasileiro - disse Alexandre Rangel, da EY.

Atlético-MG, Ceará, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Juventude, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e Vitória participaram do prêmio.

- O processo de evolução do futebol brasileiro é um desejo antigo da Octagon e da Ambev. Ver o envolvimento e engajamento dos clubes no Gestão de Campeão traz uma mensagem importante ao mercado esportivo: os times se preocupam e entendem que a transparência é um benefício de curto prazo para seus torcedores e médio-longo prazo para a atratividade de investidores e patrocínios - disse Arnaldo Garcia, diretor da Octagon Brasil, agência que faz a gestão do Movimento por um Futebol Melhor.