Comitê improvisa para pagar dívida com público que revendeu ingressos
Um mês e dois dias após a última cerimônia dos Jogos Rio-2016, o Comitê Organizador ainda tem de reembolsar 120 mil torcedores (40%) que revenderam ingressos, mas não tiveram o dinheiro de volta. O pagamento deveria ser feito em até 30 dias após o fim da Paralimpíada. A entidade diz que tudo será quitado em até uma semana.
O prazo estourou na última terça-feira, o que gerou reclamações em todo o Brasil. O grupo de prejudicados é composto por pessoas que efetuaram a compra há mais de um ano ou usaram cartão de débito. O Comitê alegou problemas técnicos para não realizar os depósitos de forma automática e no prazo.
A saída encontrada pelos organizadores foi entrar em contato por e-mail com o público e solicitar o número, o tipo de conta e a agência para depósito. A decisão foi tomada após uma série de tentativas fracassadas de processar o pagamento. Uma delas incluiu um sistema de cobrança de passagens aéreas.
- O principal problema foi técnico. O dinheiro está aqui. A demora aconteceu porque estávamos buscando uma solução técnica com a operadora. Não funcionou. Então, decidimos fazer manualmente. Em poucos dias, todos receberão o dinheiro - disse o Diretor de Comunicação do Rio-2016, Mario Andrada.
O Comitê arrecadou com a venda de ingressos da Olimpíada e da Paralimpíada R$ 1,2 bilhão, mas passa por problemas financeiros devido aos gastos com os Jogos. Da carga de 6,5 milhões de entradas, 95% foram comercializadas. Cerca de 300 mil pessoas optaram por devolvê-las e solicitar o reembolso do valor integral, o que só ocorria quando surgisse novo comprador.
Uma das insatisfações do público era com a falta de informações. Ontem, a entidade voltou a disponibilizar um canal de comunicação no telefone (21) 3004-2016. Ele estava suspenso desde o fim do evento.
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