Lenda do futebol italiano, Gigi Riva morre aos 79 anos

Na tarde desta segunda-feira foi confirmado o falecimento do ex-atacante Luigi "Gigi" Riva, aos 79 anos de idade. Ele estava internado desde o último domingo após sofrer um ataque cardíaco e acabou não resistindo. Gigi é conhecido por ser um ídolo da seleção italiana e do Campeonato Italiano.

Riva fez história no Cagliari, levando o clube ao seu único título nacional da história, conquistando o Scudetto na temporada 1969/70. Além disso, é o maior goleador do clube, tendo balançado as redes 208 vezes. Por isso, recebeu a honraria de presidente honorário do clube, cargo que exercia desde 2019.

Pela seleção italiana, conquistou a Eurocopa de 1968 e foi vice-campeão mundial em 1970, quando perdeu a final contra a seleção brasileira no México. Gigi Riva é o maior artilheiro da Azzurra, com 35 gols em 42 jogos, e também foi o principal goleador em três Copas da Itália e três Campeonatos Italianos. Em 2011, entrou no Hall da Fama do futebol da Velha Bota.

Luigi 'Gigi' Riva durante a Copa do Mundo de 1970
Luigi 'Gigi' Riva durante a Copa do Mundo de 1970 Imagem: Alessandro Sabattini/Getty Images

Autoridades italianas lamentaram a morte de Riva. O presidente do país, Sergio Mattarella, disse: " Seus sucessos esportivos, seu caráter de grande seriedade e a dignidade de seu comportamento em todas as circunstâncias conquistaram o afeto de milhões de italianos, mesmo aqueles que não acompanhavam o futebol".

"Nos deixa um grande esportista que marcou a história do futebol e da nossa seleção nacional. Que a terra lhe seja leve, campeão", disse a primeira-ministra, Giorgia Meloni.

Deixe seu comentário

Só para assinantes