Mundial de Clubes: Estreante, City pode alcançar feito inédito entre ingleses

O Manchester City pode se tornar o primeiro time inglês na história do Mundial de Clubes da Fifa a se sagrar campeão na primeira edição que disputa. Os Citizens enfrentam o Fluminense nesta sexta-feira, às 17 horas (de Brasília), na Arábia Saudita.

Campeão da Champions League na temporada de 2022/23, o time do técnico Pep Guardiola conquistou o torneio continental pela primeira vez e, consequentemente, estreou na competição mundial. Caso conquiste o título, conseguirá um feito que Manchester United (2000), Liverpool (2005) e Chelsea (2012) não alcançaram. Os torneios considerados mundiais antes da virada do século não são levados em conta neste quesito pois não eram organizados pela Fifa.

Curiosamente, todos os anos em que os ingleses debutantes no Mundial perderam, um brasileiro se sagrou campeão: os Red Devils, em 2000, viram o Corinthians ganhar a competição, assim como foi com os Blues, em 2012, e os Reds foram vice-campeões para o São Paulo.

"Seria o resultado do que fizemos na temporada passada, vencendo a Tríplice Coroa como um grupo de companheiros que passaram muitos anos juntos trabalhando na direção certa. Seria equivalente a uma das maiores conquistas", disse o lateral Kyle Walker em coletiva pré-final.

A final entre Manchester City e Fluminense também pode consagrar o técnico Pep Guardiola, que tem a chance de se isolar como o treinador com mais títulos de Mundiais de Clube da Fifa. Atualmente com três conquistas, o espanhol empata com o italiano Carlo Ancelotti, ambos com três taças conquistadas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes