Na Série B, Santos poderá igualar temporada com menos jogos no século

O Santos poderá igualar sua temporada com menos jogos no século em 2024. Com o fracasso na última temporada, o Peixe disputará apenas o Campeonato Paulista e a Série B do campeonato Brasileiro. Com isso, poderá entrar em campo apenas 50 vezes.

Em 2023, o Alvinegro Praiano terminou o Brasileirão na 17ª colocação e foi rebaixado pela primeira vez em sua história. Por conta do resultado ruim na competição, não se classificou para nenhum torneio continental. Com as novas diretrizes de classificação para a Copa do Brasil, o Santos também não conseguiu uma vaga.

Na próxima temporada, o Peixe tem a garantia de que disputará os 38 jogos da Série B, algo que não varia independentemente de seu desempenho na competição. No Campeonato Paulista, porém, a situação é diferente. Se for eliminado na fase de grupos, como ocorreu nas últimas três edições, o Santos fará apenas 12 partidas no Estadual. Caso isso aconteça, a equipe terá apenas 50 aparições no ano.

A última vez que o clube entrou em campo esta quantidade de vezes foi em 2002, quando teve seu menor número de jogos no século. Naquele ano, o Santos foi campeão brasileiro, mas não foi longe na Copa do Brasil e no Rio-São Paulo.

Mesmo que o Alvinegro Praiano se classifique para a final do Campeonato Paulista de 2024, algo que não acontece desde 2016, fará sua segunda temporada com menos partidas no século. Neste cenário, entrará em campo 54 vezes, assim como em 2001.

Apesar de ser positivo para a condição física dos seus jogadores, a quantidade baixa de jogos pode ser prejudicial no âmbito financeiro. Entrando menos vezes em campo, o clube fará menos partidas como mandante e, consequentemente, receberá menos renda de ingressos, por exemplo. Além disso, seus patrocinadores serão menos expostos, o que pode dificultar bons contratos.

Quer saber tudo o que rola com o Santos sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes