Judoca Mayra Aguiar é a primeira brasileira a conquistar o Grand Slam de Tóquio

A judoca Mayra Aguiar é a primeira brasileira a conquistar o Grand Slam de Tóquio. Na madrugada deste domingo, ela venceu todas as lutas eliminatórias e, na final, não deu chances à atual campeã mundial, a israelense Inbar Lanir, para ganhar o título inédito.

O único brasileiro campeão no Japão até então era Sergio Pessoa, que venceu a Copa Jigoro Kano 1986, em formato diferente do atual. Para alcançar o feito histórico neste domingo, Mayra marcou um waza-ari nos primeiros minutos e dominou o combate contra Lanir.

Continua após a publicidade

Ver essa foto no Instagram

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Com a prata conquistada por Jéssica Lima no sábado, o Brasil encerra a campanha com o melhor resultado da história e em quarto lugar geral no quadro de medalhas por países, atrás apenas de Japão, Rússia e Bielorrússia (que lutaram sob bandeira neutra) e Coreia do Sul.

A campanha de Mayra em Tóquio começou com vitória nas punições sobre a russa Antonina Shmeleva. Nas fases seguintes, a brasileira venceu Mizuki Sugimura e Miami Umeki, ambas do Japão.

Contra Inbar Lanir, ouro em 2023 no Mundial de Doha e no World Masters, a brasileira derrubou a rival lateralmente, marcando um waza-ari nos primeiros minutos. Na sequência, não permitiu que a israelense entrasse com algum golpe e, no final, tentou uma chave de braço, fazendo o tempo jogar a seu favor. 

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes