Topo

Corinthians

Fagner é dúvida para estreia na Libertadores; entenda a lesão

Fagner, do Corinthians, se lamenta na partida contra o Palmeiras, válida pela 6ª rodada do Campeonato Paulista - INICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Fagner, do Corinthians, se lamenta na partida contra o Palmeiras, válida pela 6ª rodada do Campeonato Paulista Imagem: INICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

31/03/2022 06h00

O lateral-direito Fagner precisou ser substituído com poucos minutos de bola rolando no duelo entre São Paulo e Corinthians na semifinal do Campeonato Paulista, no último domingo, quando o Alvinegro acabou eliminado.

Ele sentiu um problema na coxa e Robson Bambu entrou em seu lugar. Na segunda-feira, na reapresentação do elenco, o clube divulgou que "uma lesão grau 1 no músculo reto da coxa esquerda" foi constatada e que o tratamento com fisioterapia havia sido iniciado, com reavaliação diária pelo Departamento Médico.

Diante disso, Fagner é dúvida para o próximo compromisso da equipe, que será justamente a estreia na Copa Libertadores. O jogo acontecerá na próxima terça-feira, diante do Always Ready, na altitude de La Paz. Com a queda no Estadual e uma semana inteira de treinos, é importante uma resposta positiva do elenco.

Ainda não se sabe se o lateral estará à disposição de Vítor Pereira. Segundo três especialistas ouvidos pela Gazeta Esportiva, esse tipo de lesão é muito variada, impedindo que o jogador atue de poucos dias até um mês, dependendo da evolução apresentada diariamente.

"É muito difícil prever. Os atletas normalmente têm quadros de evolução diária muito elevados em relação a nós, 'meros mortais', então, se ele responder bem, acredito que haja possibilidade de jogar", comentou um preparador físico ouvido, que trabalha em um clube brasileiro que disputará, neste ano, a Série B.

Já outra profissional, especializada em osteopatia em atletas, a lesão de grau 1 "normalmente é mais leve, como se fosse um estiramento". "Como não há ruptura, a fisioterapia pode acelerar o processo, então, acredito que entre duas semanas a um mês, ele volte a campo".

A fisioterapeuta, porém, alertou para um tratamento mais profundo para evitar a reincidência de lesão. "Como o Fagner é velocista também, precisa voltar inteiro para não ter perigo de se lesionar novamente".

Por fim, para outro fisioterapeuta ouvido, que já trabalhou em clubes menores do interior de São Paulo e que especializado em reabilitação esportiva, "tudo depende da fisiologia do atleta", mas que a reabilitação em grau 1 "é geralmente rápida por conta dos poucos danos musculares que ocorrem na musculatura".

Ainda, ele acredita que o jogador possa ser poupado por precaução, também devido à altitude do próximo compromisso, a 3.673 metros do nível do mar. "Acredito que, com todo o suporte que o Corinthians tem na sua parte de reabilitação, será uma recuperação fácil e rápida. Já tratei atletas nesse estágio em sete dias", finalizou.

Vale lembrar, é claro, que todos os profissionais consultados tiveram acesso somente ao laudo divulgado pelo Corinthians, ou seja, não tiveram contato com o atleta, nem sequer seu histórico e sua evolução até agora.

Fagner atuou em 12 partidas na temporada, todas como titular, e é o líder em assistências ao lado de Giuliano, com três cada. Para seu lugar, a opção é João Pedro, lateral-direito de ofício, ou Du Queiroz, que pode ser deslocado para a posição. Ainda, é possível mudar o esquema, para três zagueiros.

Corinthians