Topo

Palmeiras

Abel Ferreira revela que usou livro de Gallardo em goleada do Palmeiras no Derby

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em entrevista ao "Seleção SporTV" - Reprodução / SporTV
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em entrevista ao 'Seleção SporTV' Imagem: Reprodução / SporTV

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

16/03/2021 18h00

Durante o período em que o Palmeiras esteve na Argentina para enfrentar o River Plate, pela Libertadores, o técnico Abel Ferreira aproveitou para comprar o livro El Pizarrón de Gallardo: así armó un River ganador (em português, A lousa de Gallardo: assim montou um River vencedor).

A publicação descreve o estilo e a filosofia de jogo implementados por Marcelo Gallardo no comando da equipe argentina. E foi com esse livro que o português desenvolveu uma estratégia para conquistar a vitória no clássico com o Corinthians. Em entrevista ao SporTV nesta terça, o comandante alviverde revelou que utilizou um dos movimentos descritos na obra para dominar o rival e golear no Derby pelo placar de 4 a 0.

"Quando fomos jogar contra o River Plate, nós compramos (o livro), eu e a equipe técnica, para ler do início ao fim, para não faltar nada. E eu aprendia enquanto estudava. Posso dizer que no jogo contra o Corinthians em casa, utilizei um movimento, não vou dizer em que setor foi, que vi no livro do Gallardo. Falei: 'nossa, isso faz sentido na minha cabeça, grande ideia'", disse.

"Eu só fiz isso porque essas equipes fazem muita marcação individual e, para libertar da marcação individual, esses movimentos abrem espaço por dentro. Não tem problema nenhum, gostei, vi e logo encaixei na nossa equipe. Os jogadores fizeram sem saber, ou melhor, sem saber de onde vinha a ideia. Eram movimentos muito simples que abriram espaço, e foi o que eles (River Plate) fizeram com a gente em casa (no Allianz Parque)", completou Abel.

O técnico também explicou porque seu estilo de jogo deu certo no Palmeiras, ressaltando que o acerto com o clube foi uma escolha arriscada para os dois lados.

"Acho que encaixou muito bem com a filosofia do clube, a forma como o clube pensa e a pesquisa que fizeram daquilo que seria o perfil do treinador para o Palmeiras. Coincidiu com aquilo que eu também queria para mim, acabou por ser uma aposta ganha das duas partes", afirmou.

"Foi um risco meu, pois fui para um campeonato que perde treinadores com muita facilidade. E também um risco para o Palmeiras, que contratou um treinador que não havia conquistado títulos, mas nós conquistamos agora", finalizou o comandante.

Palmeiras