Vasco vence Grêmio em jogo com Kannemann nocauteado e homenagem a Dinamite

O Vasco começou o Brasileirão com uma vitória sobre o Grêmio por 2 a 1, neste domingo (14), em São Januário. A partida marcou uma série de homenagens a Roberto Dinamite e também estreou algumas inovações no regulamento do campeonato.

Os gols do Vasco saíram ainda no primeiro tempo, com dois belos chutes de David e Matheus Carvalho. No segundo tempo, Gustavo Martins descontou para o Grêmio.

Concussão? O zagueiro Kanneman sofreu um choque na cabeça, não teve condição de continuar e o Grêmio fez a substituição, inicialmente tratando como caso suspeito de concussão. Mas mudou o diagnóstico no intervalo e, segundo a súmula, não usou a substituição adicional prevista no protocolo de concussão.

O Grêmio reclamou muito de um pênalti não dado pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza, que identificou "mão não intencional de Lucas Piton" em uma jogada na área. A decisão foi anunciada para todo o estádio ouvir.

Nas homenagens a Roberto Dinamite, o Vasco estreou o novo uniforme, com a frase "Valeu, Roberto". A torcida também abriu dois bandeirões em homenagem ao ídolo, que morreu no ano passado e completaria 70 anos no sábado (13).

Na próxima rodada, o Vasco visita o Red Bull Bragantino, enquanto o Grêmio recebe o Athletico-PR. Ambos os jogos são às 19h de quarta-feira (17).

Kannemann grogue

O time de Renato Gaúcho perdeu seu capitão, Kannemann, depois de uma trombada de cabeça no ombro de Matheus Carvalho, ainda aos nove minutos do primeiro tempo.

O argentino ficou tonto, quase desfalecido e precisou de atendimento médico na hora. Ele ainda insistiu, tentou voltar, mas a tontura estava nítida.

Continua após a publicidade
Kannemann, do Grêmio, sendo atendido no jogo contra o Vasco, pelo Brasileirão
Kannemann, do Grêmio, sendo atendido no jogo contra o Vasco, pelo Brasileirão Imagem: André Fabiano/Ag. Estado

O médico do Grêmio, então, conduziu a substituição como com base no protocolo de concussão. Quem entrou foi Gustavo Martins, de 21 anos, que começou na base do próprio Vasco.

Pelo protocolo, uma sexta substituição poderia ser feita — uma a mais do que o previsto na regra convencional. Mas o médico mudou o diagnóstico no intervalo e disse ao árbitro que Kannemann não foi trocado por causa da concussão.

Vasco cirúrgico

O Vasco saiu em vantagem porque foi muito eficiente nas poucas chances que teve no primeiro tempo.

O Grêmio até tentou dominar a posse de bola, girar o jogo no ataque, mas não criou oportunidades de perigo.

Continua após a publicidade

O primeiro gol do Vasco, marcado por David, ex-Internacional, contou com uma espalmada do goleiro Marchesín para o meio da área. Aí, o atacante pegou de primeira, a bola desviou no meio do caminho e morreu no canto esquerdo.

O segundo veio em outra falha defensiva do Grêmio. A zaga cochilou durante o escanteio e Matheus Carvalho bateu firme, no mesmo canto.

A atuação do VAR

O VAR entrou em ação em pelo menos duas situações no primeiro tempo do jogo.

Uma foi para anular o pênalti para o Vasco. Rossi acabou levando amarelo por simulação.

O segundo foi para tentar mostrar ao árbitro um possível pênalti para o Grêmio, quando o jogo já estava 2 a 0.

Continua após a publicidade

Diego Costa tentou avançar com a bola na área, mas Lucas Piton, com o braço aberto, tocou nela e desarmou o atacante gremista. Mas o árbitro entendeu que o toque não foi intencional.

As duas decisões foram descritas pelo árbitro no microfone do estádio, cumprindo a nova determinação.

Bandeirão da torcida do Vasco em homenagem a Dinamite
Bandeirão da torcida do Vasco em homenagem a Dinamite Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Mexidas e reação

O Grêmio melhorou no segundo tempo. A saída de Diego Costa, logo no intervalo, foi forçada, porque ele reclamou de um problema físico.

Mas o time cresceu ofensivamente, principalmente depois que Nathan entrou no lugar de Pavón.

Continua após a publicidade

O Grêmio perdeu chances claras com João Pedro e o próprio Nathan. Mas diminuiu o placar com Gustavo Martins.

A defesa do Vasco deu bobeira após um cruzamento da direita. O zagueiro gremista estava livre na área para voar com o pé na bola e diminuir.

Com o Grêmio querendo o empate, o Vasco teve alguns contra-ataques perigosos. Mas a conclusão não foi das melhores, aumentando a dramaticidade do jogo — que já tinha pressão adversária.

Mas o placar de 2 a 1 para o Vasco ficou de bom tamanho. Uma vitória logo na primeira rodada para que o Brasileirão 2024 seja mais tranquilo do que o de 2023.

Ficha técnica

Vasco 2 x 1 Grêmio

Continua após a publicidade

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 14/4/2024, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Daniel Luís Marques (SP)
VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Sforza, Rossi, João Victor (VAS)
Gols: David, aos 24'/1ºT (1-0), Matheus Carvalho, 36'/1ºT (2-0); Gustavo Martins, aos 22'/2ºT (2-1)

Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique (Robert Rojas), Medel (João Victor), Léo e Lucas Piton; Matheus Carvalho, Galdames (JP) e Szforza; Rossi (Rayan), David (Adson) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

Grêmio: Marchesín, João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann (Gustavo Martins) e Cuiabano (Zé Guilherme); Villasanti, Du Queiroz e Cristaldo; Pavón (Nathan Fernandes), Soteldo (Gustavo Nunes) e Diego Costa (JP Galvão). Técnico: Renato Gaúcho

Deixe seu comentário

Só para assinantes