Gobbi diz que Conmebol escalou juiz para 'operar' Corinthians: 'Certeza'

O ex-presidente do Corinthians Mário Gobbi afirmou que o clube alvinegro não foi bicampeão da Copa Libertadores em 2013 por causa da morte de Kevin Espada. A declaração foi dada no programa Zona Mista com André Hernan.

O que aconteceu?

Mário Gobbi disse ter certeza que o árbitro Carlos Amarilla errou de propósito para tirar o Corinthians da Libertadores em 2013. O jogo foi pelas oitavas de final, contra o Boca Juniors. Os argentinos venceram em Buenos Aires e se classificaram ao empatar por 1 a 1 no Pacaembú, jogos que teve dois gols anulados e dois pênaltis reclamados, todos a favor dos brasileiros.

(A Conmebol) mandou o Amarilla 'operar' a gente porque o Corinthians era um time homicida. Simples assim. O que o Amarilla fez naquele jogo foi o maior roubo da história do futebol mundial. Acabou o jogo do Boca e o presidente foi no nosso vestiário: Ele falou que o Boca não estava sendo beneficiado, que iria cair nas quartas, e que não sabia quem estava por trás disso. Respondemos que sabíamos quem estava por trás.

Mário Gobbi se referiu à morte de Kevin Espada, torcedor boliviano que foi atingido por um sinalizador naval atirado pela torcida do Corinthians. O jovem de 14 anos morreu durante o jogo entre Corinthians e San José, ainda pela primeira fase, em Oruro, na Bolívia. Doze corintianos ficaram presos por um período na Bolívia. Depois de dois meses todos estavam no Brasil e ninguém foi condenado.

Não fomos bi da Libertadores em 2013 por causa de Oruro. Não acho, tenho certeza. Como um 'time homicida' pode ser campeão da Libertadores? O Corinthians foi massacrado pela mídia esportiva brasileira, como sendo o homicida do Kevin. Mas o jogo não foi no Brasil, o mando não era do Corinthians, o policiamento era de Oruro, etc. Não compramos luminoso, não demos passagem, ingresso, e não temos controle sobre a conduta do torcedor [...] Carregamos essa pecha por culpa da imprensa brasileira. Nos imputaram um crime.

O Zona Mista do Hernan, apresentado pelo colunista do UOL André Hernan, vai ao ar às segundas-feiras, às 10h, no canal do UOL Esporte no YouTube. Veja o que mais o ex-presidente do clube falou.

Trocar técnico é um câncer no futebol

As recorrentes trocas de técnicos são um grande problema do futebol brasileiro. O ex-mandatário opinou que elas escondem os problemas com jogadores.

Ninguém fala de jogador. O jogador está sempre certo, o grupo é mantido e se troca o técnico. O Corinthians trocou nove vezes de técnico em três anos e dois meses. Um técnico a cada três meses e meio. E está todo mundo feliz. O problema é o técnico, jogador não tem culpa. Isso é um câncer que toma conta do futebol.

Continua após a publicidade

Pato provocou ciúme e a saída Guerrero

Mário Gobbi revelou que a contratação de Alexandre Pato foi o principal motivos para a saída de Paolo Guerrero do clube.

Quando o Pato chegou, o Guerrero ficou bicudo. Ficou [com ciúmes]. Ele não se conformava de ele ser o artilheiro e o Pato ganhar mais que ele. Nós dissemos: [...] 'Daqui um ano, seu contrato vence, então, nós atualizamos como você merece. E aí, vais ser maior que o do Pato'. Mas ele foi vingativo.

Adriano Imperador era uma 'laranja podre'

Mário Gobbi contou que a demissão de Adriano Imperador do Corinthians foi recebida com alívio pelo restante do elenco.

Como uma laranja podre pode conviver em um ambiente em que todos estavam focados para a Libertadores, treinando? Ele passava uma semana sem ir ao CT. Laranja podre! Onde ele jogou depois do Corinthians? Jogou no Athletico Paranaense ou só foi lá? Era um ex-jogador

Continua após a publicidade

Tite chorou e pediu demissão

O ex-presidente contou que Tite chegou a pedir demissão do Corinthians após uma derrota por 4 a 0 para a Portuguesa. Mário Gobbi disse que não aceitou o pedido.

Depois do título paulista e da Recopa, em 2013, o time 'largou', relaxou. Nós ficamos na zona do rebaixamento, e o time não reagia, o Tite não reagia. Passamos o segundo semestre na zona de rebaixamento. Eu chamava o Tite e falava que estava difícil. Aí, perdemos de 4 a 0 para a Portuguesa. O Tite foi no vestiário, chorou e pediu demissão na frente de todo mundo. Eu esperei, e falei para ele: 'Nunca mais faça isso, aqui é o Corinthians, você é o orgulho nosso. Não faça isso!'. Ele saiu no fim do contrato.

A revolução de Ronaldo no Corinthians

Mário Gobbi ressaltou as conquistas de seu grupo político, o "Renovação e Transparência". O ex-presidente destacou a vinda de Ronaldo, bem como os títulos e a melhoria da estrutura do clube.

O Ronaldo levou o Corinthians para o mundo. Foi um dos grandes ícones que o [grupo] Renovação e Transparência trouxe para o Corinthians. E não vai acontecer de novo porque só tem um Ronaldo. Foi fantástico, maravilhoso. Ele tinha algumas limitações, fruto das lesões que ele sofreu. O Ronaldo foi uma grande conquista. Quando ele chegou ao Corinthians, o clube treinava em um matinho cheio de tiririca. O vestiário era de latão. Ronaldo em latão de carbureto. A gente construiu o CT.

Continua após a publicidade

'Técnico estrangeiro' problemático

Sem citar o nome de Abel Ferreira, Mário Gobbi reclamou do treinador do Palmeiras.

Tem até técnico que apita jogo, que bate na federação, bate na imprensa, desrespeita a imprensa. Ele tem uma capacitação técnica diferenciada, mas isso não lhe dá o direito de peitar jogador adversário, de apitar jogo, de ditar regra para a CBF, para a Federação Paulista, de fazer estardalhaço, como vem fazendo. Mas nossa mídia 'baba ovo' para ele. Ele pode porque ele ganha tudo.

Assista ao Zona Mista na íntegra

Deixe seu comentário

Só para assinantes