Flamengo perde gols aos montes, mas goleia Boavista e vai à semi do Carioca

O Flamengo perdeu vários gols, mas construiu a goleada e venceu o Boavista por 4 a 0 com tranquilidade nesta terça-feira (20), no Maracanã. A partida foi válida pela nona rodada do Campeonato Carioca.

A vitória classifica o Flamengo para a semifinal do Cariocão e, de quebra, também o Fluminense. O Rubro-negro volta para a liderança da Taça Guanabara, com 21 pontos, o mesmo número do Flu, mas vence em saldo de gols. O Botafogo, em quinto, tem 14 pontos e não chega mais na dupla. O Boavista é o sétimo, com 12.

Autor de um dos gols, Pedro voltou a ouvir vaias no Maracanã. O camisa 9 perdeu um pênalti logo antes de sair e recebeu protestos ao deixar o campo para a entrada de Gabigol, ovacionado. Luiz Araújo e Arrascaeta, duas vezes, também marcaram.

O próximo jogo do Flamengo é o clássico com o Fluminense. A partida acontece no domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, e deve ser decisiva para o título da Taça Guanabara. No mesmo dia, o Boavista encara o Sampaio Corrêa às 20h30 (de Brasília).

A vitória marcou a estreia de Matias Viña. Apresentado ontem (19) oficialmente, o lateral entrou no segundo tempo. Ele já vinha treinando com o grupo, mas ainda não havia sido relacionado.

David Luiz e Everton Cebolinha foram homenageados antes do jogo. Os dois receberam camisas comemorativas pelas 100 partidas no Flamengo. Fabrício Bruno poderia ter entrado nesse grupo, mas foi poupado e ficou no banco de reservas.

Como foi o jogo

O Flamengo deu um baile no primeiro tempo. Foi questão de tempo até o time de Tite abrir o placar. Mais envolvente e perigoso, o time mal deixou o Boavista jogar e fez dois gols antes dos 15 minutos com Luiz Araújo e Pedro. A má notícia no duelo foi a lesão de Matheus Alessandro, atacante do time de Saquarema, que se chocou com Varela e precisou deixar o campo. Ele passará por exames para confirmar uma possível lesão ligamentar no joelho.

Sólido defensivamente, o Fla não levou sustos. Rossi até precisou entrar em ação duas vezes, mas em lances tranquilos. Pelo lado ofensivo, faltou acertar a finalização para um placar mais elástico. O Flamengo colecionou oportunidades, especialmente com Pedro, mas o camisa 9 não aproveitou. O time deixou o campo aplaudido para o intervalo.

Continua após a publicidade

O enredo do segundo tempo foi parecido com o do primeiro. O Flamengo seguiu perdendo um caminhão de oportunidades, mas contou com o talento individual para ampliar a conta. Pedro ainda perdeu um pênalti, mas acabou não fazendo falta.

Tite promoveu várias mudanças no time, apostando em Gabigol, Bruno Henrique, Matias Viña, Cleiton e Wesley para mudar a dinâmica. A equipe seguiu com a posse e criando, mas só foi selar a goleada que vinha se desenhando desde o início nos minutos finais. Jogando de segundo homem por conta dos desfalques de Gerson e Pulgar, De la Cruz brilhou.

Lances importantes

Perto. Logo no primeiro minuto de jogo, o Flamengo atacou pelo lado esquerdo e Luiz Araújo tentou o chute, mas a bola passou bem próxima ao gol.

1x0. Aos oito minutos, Igor Jesus achou Luiz Araújo. O atacante arriscou de fora da área e acertou o canto do goleiro André Luiz.

2x0. Aos 12, Luiz Araújo cobrou escanteio, Cebolinha pegou pelo lado esquerdo, fez bonita jogada individual e cruzou na medida para Pedro marcar de cabeça.

Continua após a publicidade

Uh! Aos 20, Pedro recebeu na pequena área, matou no peito, mas chutou por cima do travessão.

Quase. Aos 33, Cebolinha fez jogada individual pela esquerda e tocou para Pedro. O atacante estava dentro da área, mas não alcançou e o Boavista ficou com a posse.

Por cima. Aos 36, Luiz Araújo tocou para Cebolinha, que devolveu. O camisa 7 chutou e quase ampliou para o Flamengo, mas a bola foi acima do travessão.

Que isso. No lance seguinte, David Luiz achou Arrascaeta dentro da área, o uruguaio tocou de primeira para Pedro, que cabeceou da pequena área, mas a bola foi por cima do gol.

Impressionante! Aos 38, Luiz Araújo recebeu, fez jogada individual e chutou, mas a bola foi na trave.

Não marcou. Aos 7 minutos do segundo tempo, Cebolinha limpou a jogada e foi derrubado na área por Gabriel Almeida. O árbitro, porém, marcou escanteio apesar dos protestos dos jogadores do Flamengo.

Continua após a publicidade

Não rolou. Aos 12, Arrascaeta fez jogada individual de qualidade na direita. Ele passou por três adversários e a bola sobrou para De la Cruz. O uruguaio chutou, mas rebateu na defesa.

Perdeu! Aos 14, Cebolinha invadiu a área e arriscou o chute, mas a bola desviou na mão de Sheldon. O VAR chamou e o árbitro marcou o pênalti. Pedro foi bater, mas acabou perdendo e parou na defesa do goleiro.

3x0. Aos 25, Arrascaeta ficou com a bola dentro da área, driblou a zaga e bateu cruzado na gaveta para ampliar.

Já não valia. Aos 35, Arrascaeta cruzou na medida para Gabigol, que tocou de primeira no travessão. O bandeirinha, porém, assinalou o impedimento.

4x0. Aos 38, De la Cruz achou Arrascaeta dentro da área, o camisa 14 abriu e chutou no canto do goleiro para fazer mais um.

Ficha técnica

Flamengo x Boavista — 9ª rodada do Carioca

Continua após a publicidade

Data e hora: 20 de fevereiro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alex Gomes Stefano
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Hugo Filemon Soares Pinto
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Cartões amarelos: Matheus Lucas, Sheldon (BVT)
Cartões vermelhos: -
Gols: Luiz Araújo (aos 8 minutos do primeiro tempo), Pedro (aos 12 minutos do primeiro tempo), Arrascaeta (ao 25 minutos do segundo tempo), Arrascaeta (aos 38 minutos do segundo tempo)

Flamengo: Rossi; Varela (Wesley), David Luiz, Léo Pereira (Cleiton) e Ayrton Lucas (Viña); Igor Jesus, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo (Bruno Henrique), Everton Cebolinha e Pedro (Gabigol). Técnico: Tite.

Boavista: Andre Luiz; Pablo Maldini, Sheldon, Gabriel Almeida e Alyson; William Oliveira, Crystopher (Abner Vinícius) e Ryan Guilherme (Léo Costa); Matheus Alessandro (Erick Flores), Jeffinho (Matheus Ludke) e Matheus Lucas (Cristian). Técnico: Filipe Cândido.

Canal do Flamengo no WhatsApp

Quer saber tudo o que rola com o Flamengo sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes