Entenda filtro usado por TNT que gerou críticas e desculpas a Endrick

Um filtro utilizado pela TNT Sports que faz parte de uma ação que modifica digitalmente traços físicos de personalidade do mundo esportivo gerou críticas e acusações de racismo nas redes sociais quando feito com Endrick, do Palmeiras. A TNT apagou a postagem e pediu desculpas.

Como era a ação

A ação consiste em fazer um processo de "harmonização virtual" de personalidades do esporte. Nomes Raphael Veiga, meia do Palmeiras, e Cássio, goleiro do Corinthians, já apareceram em postagens similares no perfil do canal.

Em publicação feita para promover a transmissão de São Bernardo x Palmeiras, a TNT pede para um designer — que faz "Humor e Photoshop" — transformar a aparência física de Endrick.

Uma série de modificações feitas com um software especializado em edição de imagem transformam o rosto do jogador do Palmeiras, usando traços de uma pessoa branca. A publicação foi apagada após críticas nas redes sociais e acusações de racismo.

Repercussão e críticas

A postagem foi criticada nas redes sociais e acusada de racismo, uma vez que altera traços de um homem negro pelos de uma pessoa branca.
Uma das críticas foi feita por Marcelo Carvalho, diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial do Futebol.

"É urgente que empresas, clubes, entidades criem núcleos de diversidade, mas além disso é necessário ouvir o que as pessoas dizem. Com todo o debate que está ocorrendo é inacreditável alguém acreditar que uma publicação dessas não seria considerada racista", postou Marcelo de Carvalho no Instagram.

Continua após a publicidade

"Não adianta demitir quem publicou, sem que a pessoa e o grupo entenda o que aconteceu. Sem entender o que é racismo e como ele se reproduz. Aqui cabe uma pergunta: O que é bonito? Vale lembrar que eu um homem negro, enquanto menino me achava feio, queria mudar meus traços: boca, nariz, lábios, cor; porque o mundo dizia que os iguais a mim eram feios. Assim como eu, milhões já se odiaram, então não venha dizer que isso é bobagem", completou.

Explicação da TNT

Após apagar a publicação de todos os próprios perfis nas redes sociais, a TNT Sports divulgou um pedido de desculpas. A reportagem do UOL procurou pela emissora, mas a empresa preferiu não retornar ao assunto.

A TNT Sports reconhece que a publicação compartilhada em suas redes sociais, com edição do rosto do atleta Endrick, foi infeliz e lamentável. A TNT Sports errou ao não considerar os aspectos raciais envolvidos na edição e, por este motivo, a publicação foi prontamente deletada. A Warner Bros. Discovery procura refletir as audiências de todo o mundo através de conteúdos que inspiram, informam e entretém. Estamos comprometidos com nossos esforços em promover a diversidade, equidade e inclusão.
TNT Sports.