Filipe Luís, Fábio Santos e mais: veja jogadores que se aposentaram em 2023

O fim da temporada de 2023 marcou a despedida de alguns jogadores famosos do futebol brasileiro.

Veja os jogadores do Brasileirão que se aposentaram:

Filipe Luís

Aos 38 anos, o lateral-esquerdo anunciou sua despedida do futebol, mas não necessariamente do Flamengo. Ele continuará no clube carioca em um cargo de gestão após sua aposentadoria.

Filipe Luís começou sua carreira no Figueirense, mas construiu uma carreira de sucesso no Atlético de Madri — onde ficou por oito temporadas. Ele ainda passou por Ajax, Deportivo e Chelsea antes de retornar ao Brasil, em 2019.

Pelo Fla, o defensor conquistou 10 títulos, incluindo duas edições da Libertadores (2019 e 2022).

Wellington Paulista

O atacante de 40 anos deixa os gramados como o 3º maior artilheiro do Brasileirão de pontos corridos. O centroavante fez sua estreia pelos profissionais no Juventus.

Com passagens por Botafogo, Cruzeiro, Inter, Fortaleza, América-MG e vários outros clubes, Wellington Paulista marcou 109 gols ao longo de 19 edições do campeonato.

Réver

Um dos maiores ídolos da história do Atlético-MG, o zagueiro Réver fez neste ano sua última temporada como jogador. Ele teve duas passagens no Galo: entre 2010 e 2014 e de 2019 a 2023, sendo peça fundamental em vários dos seus 12 títulos conquistados pelo clube.

Continua após a publicidade

O defensor de 38 anos, que também atuou por Paulista-SP, Grêmio, Wolfsburg-ALE e Flamengo, seguirá trabalhando no futebol. "A vida é feita de ciclos. Enquanto um se fecha, outro irá abrir. Seguirei no futebol, que é o que amo fazer", disse Réver.

Fábio Santos

Um dos remanescentes da conquista do Mundial de Clubes de 2012, o lateral corintiano teve uma despedida emocionante dos gramados, aos 38 anos.

Além do alvinegro paulista, Fábio Santos passou por outros grandes clubes: São Paulo, Kashima Antlers-JAP, Cruzeiro, Monaco, Santos, Grêmio, Cruz Azul-MEX e Atlético-MG.

Ele encerrou a carreira com 374 jogos e seis títulos conquistados pelo Corinthians, em duas passagens.

Continua após a publicidade

Mais jogadores que se aposentaram em 2023:

  • Lucas Leiva (ex-Grêmio, Liverpool e Lazio)
  • Thiago Neves (ex-Flu, Cruzeiro e Sport)
  • Miranda (ex-Coritiba, São Paulo e Atlético de Madri)
  • Diego Tardelli (ex-São Paulo e Atletico/MG)
  • Jailson (ex-Palmeiras)
  • Dedé (ex-Vasco e Cruzeiro)
  • Márcio Araújo (ex-Palmeiras e Flamengo)

Deixe seu comentário

Só para assinantes