Inglaterra vence de virada, se classifica à Euro e complica Itália

Com muita festa em Wembley, a Inglaterra venceu a Itália por 3 a 1, hoje (17), pela 8ª rodada das Eliminatórias, e se classificou para a Eurocopa de 2024. Este resultado, combinado com a vitória da Ucrânia sobre Malta, deixa os italianos momentaneamente fora da zona de classificação para a Euro.

Scamacca inaugurou o marcador pela Itália, enquanto Kane (duas vezes) e Rashford viraram o jogo para a Inglaterra.

Com a vitória, a Inglaterra chegou a 16 pontos e disparou na liderança do Grupo C, com três pontos de vantagem para a Ucrânia (2ª) e seis para a Itália (3ª). Apenas duas seleções por grupo se classificam à Euro.

As seleções voltam a campo no próximo mês para disputar as duas rodadas restantes das Eliminatórias. A última Data Fifa do ano acontece na terceira semana de novembro.

Curiosidade deste clássico do futebol de seleções: Ao longo da história, 32 partidas foram disputadas entre as equipes, com 11 vitórias da Itália, 10 da Inglaterra e 11 empates. Itália e Inglaterra fizeram a final da última Euro, em 2021, e os italianos levaram a melhor nos pênaltis.

Como foi o jogo

A Itália começou melhor no primeiro tempo, e a Inglaterra cresceu após o pênalti. Em etapa movimentada, a Itália surpreendeu os donos da casa com bons contra-ataques e o gol de Scamacca, aos 14 minutos. Kane converteu penal sofrido por Bellingham e deixou tudo igual, aos 32. Após isso, o atacante participou mais do jogo e fez a seleção inglesa melhorar.

O segundo tempo seguiu movimentado, mas a Inglaterra foi estratégica e conseguiu a virada. O cenário da etapa final contou com mais presença ofensiva da Itália, mas Spalletti não se atentou em proteger a defesa nos contragolpes. A partir de duas escapadas em velocidade, os ingleses viraram o jogo. Primeiro com Rashford, aos 11, e depois com Kane, aos 31.

Gols e melhores momentos

0x1: Itália abriu o placar com Scammaca. Aos 14 da etapa inicial, El Shaarawy inverteu o jogo para o lado direito. Berardi dominou e lançou Di Lorenzo em profundidade, que cruzou rasteiro na área para Scamacca completar para o gol.

Continua após a publicidade
Scamacca celebra gol pela Itália contra a Inglaterra durante Eliminatórias da Euro
Scamacca celebra gol pela Itália contra a Inglaterra durante Eliminatórias da Euro Imagem: Robin Jones/Getty Images

Itália chegou com perigo novamente. Scamacca recebeu de costas na entrada da área, girou e finalizou com a esquerda, mas mandou ao lado do gol de Pickford.

1x1: Pênalti para a Inglaterra e Kane converteu. Perto dos 30 minutos, Bellingham foi derrubado na área por Di Lorenzo. Após revisão do VAR, o árbitro confirmou o penal. Kane foi para a cobrança e bateu firme no canto superior direito, enquanto Donnarumma pulou para o outro lado.

Bellingham, da Inglaterra, é derrubado na área por Di Lorenzo, da Itália, em jogo das Eliminatórias da Euro
Bellingham, da Inglaterra, é derrubado na área por Di Lorenzo, da Itália, em jogo das Eliminatórias da Euro Imagem: Nick Potts/PA Images via Getty Images

Donnarumma espalmou. Já na reta final da primeira etapa, Kane deu aula de pivô e dominou com categoria. Ele abriu para Rashford na esquerda, que driblou e chutou para a boa defesa do goleiro italiano.

Reação da Itália. Udogie invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado. Pickford rebateu, mas o ataque italiano não aproveitou o rebote e Di Lorenzo chutou sobre o gol.

Continua após a publicidade

2x1: Contragolpe de manual e Inglaterra virou o jogo no começo do segundo tempo. A Itália perdeu a posse no ataque e Foden ligou Bellingham, que arrancou pelo meio-campo e abriu para Rashford. O atacante invadiu a área, passou por dois e finalizou no canto.

Kane, Rashford e Foden comemoram gol da Inglaterra sobre a Itália nas Eliminatórias da Euro
Kane, Rashford e Foden comemoram gol da Inglaterra sobre a Itália nas Eliminatórias da Euro Imagem: Eddie Keogh - The FA/The FA via Getty Images

3x1: Mais um de Kane e vitória sacramentada. O artilheiro inglês demonstrou raça, disputou a bola com dois defensores, entrou na área e deslocou Donnarumma, aos 31 do segundo tempo.

Ficha Técnica
Inglaterra 3 x 1 Itália

Competição: Fase de grupos das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024
Fase: 8ª rodada do Grupo C
Data e hora: 17 de outubro de 2023, às 15h45 (de Brasília)
Local: Wembley Stadium, em Londres (ING)
Árbitro: Clement Turpin (FRA)
Cartões amarelos: Phillips (Inglaterra); Udogie, Di Lorenzo e Scalvini (Itália)
Gols: Scamacca (aos 14 minutos do primeiro tempo), Kane (aos 32 minutos do primeiro tempo e aos 31 do segundo) e Rashford (aos 11 minutos do segundo tempo)

Inglaterra: Pickford; Walker, Stones (Guéhi), Maguire, Trippier; Kalvin Phillips (Henderson), Rice, Bellingham, Foden; Rashford e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate

Continua após a publicidade

Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Scalvini, Acerbi (Bastoni), Udogie (Dimarco); Cristante, Frattesi, Barella; Berardi (Raspadori), Scamacca (Kean) e El Shaarawy (Orsolini). Técnico: Luciano Spalletti

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes