Flu e Inter repetem jogaço, Tricolor vira em 6 minutos e vai à final

O Fluminense está na final da Libertadores com uma virada histórica. O Tricolor venceu o Inter por 2 a 1, no Beira-Rio, com dois gols em seis minutos, e avançou com 4 a 3 no placar agregado.

John Kennedy e Cano fizeram os gols da classificação, aos 36' e aos 42' do segundo tempo. Mercado fez o tento do time da casa, aos dez da etapa inicial.

Valencia perdeu, sozinho, duas chances no segundo tempo, quando o placar ainda estava 1 a 0 para o Colorado. Diante de Fábio, ele mandou para fora em ambas as oportunidades.

O Flu segue vivo no sonho do título inédito. A equipe retorna à final após 15 anos e busca seu primeiro título da Libertadores.

A grande final será disputada em 4 de novembro, no Maracanã. O adversário será o vencedor do duelo Palmeiras x Boca, que será definido amanhã — o jogo de ida, na Argentina, terminou empatado por 0 a 0.

As duas equipes voltam a campo no domingo (8) e têm clássicos pela frente no Brasileirão. O Flu recebe o Botafogo, e o Inter encara o Grêmio — ambos os jogos começam às 16h (de Brasília).

Herói sai do banco e comanda virada

Mercado, do Inter, comemora após marcar contra o Fluminense, no Beira-Rio, pela volta da semi da Libertadores
Mercado, do Inter, comemora após marcar contra o Fluminense, no Beira-Rio, pela volta da semi da Libertadores Imagem: Roberto Vinicius/Agência Estado

O Inter assumiu as rédeas da partida no início. Empurrados pelos mais de 50 mil torcedores no Beira-Rio, os donos da casa marcaram alto, forçando erros na saída de bola e sem deixar o adversário passar do meio de campo — no estilo característico de Coudet.

Continua após a publicidade

O Flu tentou acalmar o ritmo, mas levou um gol cedo após tropeço em bola parada. Fábio esbarrou em Nino ao sair em cobrança de escanteio, foi ao chão e o gol ficou escancarado para Mercado inaugurar o placar. A estratégia da pressão deu certo, mesmo que por vias tortas.

Os visitantes passaram a controlar a posse, e o Inter respondia em contra-ataques. O Tricolor das Laranjeiras girava a bola, buscando por brechas no bloqueio colorado, enquanto os mandantes recuaram e apostavam na velocidade. O Flu, no entanto, não levou perigo de fato.

Fernando Diniz, técnico do Fluminense, comemora vaga na final da Libertadores após vitória sobre Inter
Fernando Diniz, técnico do Fluminense, comemora vaga na final da Libertadores após vitória sobre Inter Imagem: Pedro H. Tesch/Getty Images

Diniz mudou no intervalo e o time voltou com outra postura para o segundo tempo. A equipe ficou mais ofensiva com as mudanças, com Marcelo flutuando pelo meio de campo, mas também passou a ceder mais espaços em busca da reação.

Valencia perdeu duas chances de ampliar, e a estrela de John Kennedy brilhou. O atacante saiu do banco, marcou o primeiro gol e deu o toque para Cano decretar a virada em seis minutos mágicos na casa do adversário.

Festa frustrada no Beira-Rio

'Rua de fogo' nos arredores do Beira-Rio antes do jogo entre Inter e Fluminense, pela Libertadores
'Rua de fogo' nos arredores do Beira-Rio antes do jogo entre Inter e Fluminense, pela Libertadores Imagem: Max Peixoto/Agência Estado

Colorados fizeram uma grande festa nos arredores do Beira-Rio antes de a bola rolar. Os torcedores organizaram a 'Ruas de Fogo' com sinalizadores para receber os jogadores e elevaram a atmosfera para a partida.

Continua após a publicidade

Os sinalizadores, entretanto, também estiveram presentes dentro do estádio. Um artefato atingiu uma ambulância e criou um princípio de incêndio, enquanto o sistema de som insistia diversas vezes contra a pirotecnia para o clube não ser punido.

O clima de tensão tomou conta do Beira-Rio na reta final. Os torcedores se mostravam apreensivos mesmo com a vantagem do 1 a 0, e a virada no fim frustrou as expectativas dos colorados.

Gols e destaques

Lá e cá. Aos 8' do primeiro tempo, Cano recebeu na intermediária, ajeitou e tentou de muito longe, mas Rochet defendeu. No contragolpe, Wanderson arrancou pela esquerda, invadiu a área e bateu forte, rasteiro. Fábio defendeu, mas mandou para escanteio.

1x0. Aos 10', Alan Patrick cobrou escanteio pela esquerda no segundo pau. Fábio saiu para cortar, mas tropeçou em Nino e caiu. Mercado ganhou de dois pelo alto e mandou para o fundo da rede. Nino até tentou desviar, mas não conseguiu impedir o gol.

Continua após a publicidade

Fábio defende. Aos 14', Alan Patrick tocou para Wanderson, que saiu em contra-ataque e lançou Maurício entre Marcelo e Felipe Melo. O camisa 27 fintou na entrada da área e bateu cruzado, mas Fábio evitou o que seria o segundo.

Nino providencial. Aos 22' do segundo tempo, Alan Patrick se livrou da marcação no campo de defesa e tocou para Valencia. O equatoriano arrancou do meio de campo, foi avançando até a área e foi travado na última hora por Nino, quando estava diante de Fábio.

Valencia perde gols feitos. Aos 25', Alan Patrick cobrou falta da direita para o meio da área. A bola pegou curva e encontrou Valencia, sozinho, que cabeceou de peixinho à queima-roupa para fora. Depois, aos 33', Marcelo perdeu a bola no meio de campo e De Pena fez o lançamento. O artilheiro saiu na cara de Fábio, mas tirou muito e mandou para a linha de fundo.

1x1. Aos 36', Cano recebeu no círculo central e acelerou o jogo. Ele achou John Kennedy na área, que tocou por cima na saída de Rochet. Renê chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar que a bola cruzasse a linha.

2x1. Aos 42', Yony González foi lançado na direita e tocou para John Kennedy na área. O atacante resvalou de letra e deixou para Cano, que finalizou com espaço para virar a partida.

Fábio salva. Aos 47', De Pena cobrou escanteio da direita, Luiz Adriano cabeceou e Fábio se esticou no limite para defender.

Continua após a publicidade

Seria o terceiro. Aos 51', no último lance do jogo, Jhon Kennedy foi lançado do meio de campo e arrancou sozinho. Ele chegou na área e tentou driblar Rochet, mas o goleiro uruguaio deu um tapa na bola para tirar o perigo. Logo em seguida, o árbitro apitou o final da partida.

Ficha técnica
Inter 1 x 2 Fluminense [3x4 no agregado]

Competição: Volta da semifinal da Libertadores
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: 4 de outubro de 2023, às 21h30
Árbitro: Jesús Valenzuela
Assistentes: Jorge Urrego e Tulio Moreno
VAR: Juan Soto
Amarelos: Martinelli e Bruno Henrique
Vermelhos: Não houve
Público: 50.002
Renda: R$ 1.439.508,00

Gols: Mercado, aos 10'/1ºT, Jhon Kennedy, aos 36'/2ºT, e Cano, aos 42'/2ºT

Inter: Rochet; Hugo Mallo, Vitão, Gabriel Mercado e Renê; Johnny (Luiz Adriano), Charles Aránguiz (Bruno Henrique), Mauricio (Carlos de Pena), Alan Patrick e Wanderson (Lucca); Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet

Fluminense: Fábio; Guga (Yony González), Nino, Felipe Melo (John Kennedy) e Marcelo; Alexsander (Martinelli), André, Ganso (Lima), Arias e Keno (Marlon); Cano. Técnico: Fernando Diniz

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.