Espanha vence a Suécia em jogo com protesto conjunto das jogadoras

A Espanha venceu a Suécia por 3 a 2 no Estádio Gamla Ullevi, em Gotemburgo, pela 1ª rodada do Grupo 4 da Liga das Nações Feminina A.

Um jogo que esteve perto de não acontecer. 19 jogadoras convocadas pela nova técnica Montse Tomé haviam assinado manifesto renunciando à seleção espanhola até que houvesse mudanças na Federação de futebol do país. Elas anunciaram o fim do boicote ontem.

As suecas se solidarizaram à causa. As jogadoras se juntaram às espanholas em protesto realizado na primeira partida das seleções após a Copa do Mundo.

"Acabou-se"

A #seacabó ("acabou-se" em português) foi mais uma vez o lema das jogadoras. A frase vem sendo utilizada em protestos desde o beijo forçado de Luis Rubiales em Jenni Hermoso — que não foi convocada para o jogo de hoje —, episódio que impulsionou as exigências por mudanças na Federação Espanhola.

As espanholas só foram a campo porque algumas de suas causas foram contempladas. Além de Rubiales ter renunciado à presidência, o secretário-geral da Federação Espanhol Andreu Camps deixou o cargo. O técnico Jorge Vilda, questionado mesmo durante a Copa do Mundo, foi substituído por Montse Tomé.

Jogadoras da Espanha erguem os punhos com a mensagem "#seacabó", "acabou-se" em português
Jogadoras da Espanha erguem os punhos com a mensagem "#seacabó", "acabou-se" em português Imagem: Linnea Rheborg/Getty Images
Jogadoras de Suécia e Espanha com a faixa "#acabou-se A nossa luta é a luta global"
Jogadoras de Suécia e Espanha com a faixa "#acabou-se A nossa luta é a luta global" Imagem: Iwi Onodera/UOL
Torcedores da Suécia com faixa em apoio às jogadoras da Espanha
Torcedores da Suécia com faixa em apoio às jogadoras da Espanha Imagem: Iwi Onodera/UOL
Torcedoras suecas levam cartaz em apoio à seleção espanhola feminina
Torcedoras suecas levam cartaz em apoio à seleção espanhola feminina Imagem: Linnea Rheborg/Getty Images

As jogadoras carregaram a hashtag em braceletes com a frase #seacabó. Elas ergueram os punhos na foto oficial do time antes do início da partida.

Continua após a publicidade

A seleção sueca se juntou ao protesto espanhol. Juntas, elas levantaram faixa com a frase "#acabou-se A nossa luta é a luta global".

É importante nos unirmos em questões que afetam a todas nós, é sobre direitos humanos básicos. Nem preciso dizer que fazmos o que podemos para apoiar e influenciar fora de campo. Quando o jogo começa somos jogadoras de futebol, então temos que jogar futebol Zecira Musovic, goleira da Suécia

A torcida Soft Hooligans também levou o lema das espanholas em uma faixa. Suecos e suecas que lotaram o Estádio Gamla Ullevi receberam bem as campeãs do mundo.

Como foi o jogo

Hurtig (Suécia) e Batlle (Espanha) disputam bola em partida pela Liga das Nações
Hurtig (Suécia) e Batlle (Espanha) disputam bola em partida pela Liga das Nações Imagem: Iwi Onodera/UOL
Rytting Kaneryd (Suécia) e Olga Carmona (Espanha) disputam durante partida na Liga das Nações
Rytting Kaneryd (Suécia) e Olga Carmona (Espanha) disputam durante partida na Liga das Nações Imagem: Iwi Onodera/UOL

Quando a bola rolou, a normalidade tomou conta de uma partida marcada pelos protestos. As seleções que disputaram a semifinal da Copa há pouco mais de um mês dessa vez fizeram um jogo aberto, com diversas oportunidades.

Continua após a publicidade

A Suécia, número 1 do ranking da Fifa, conquistou vantagem com ataques fatais em velocidade. O gol de Eriksson — homenageada antes da bola rolar por chegar a 100 jogos com a seleção — refletiu a boa atuação das donas da casa. Mas a Espanha conseguiu o empate ainda no primeiro tempo, em falha da goleira Musovic.

As campeãs do mundo justificaram o título na etapa final. A seleção espanhola criou diversas chances e chegou ao segundo gol, mas cedeu outro logo na sequência. Quando o empate parecia definitivo, um pênalti nos acréscimos colocou Mariona Caldentey na marca da cal. Ela não desperdiçou e confirmou o placar de 3 a 2 para a Espanha.

Lances importantes

Jogadoras da Suécia comemoram gol diante da Espanha
Jogadoras da Suécia comemoram gol diante da Espanha Imagem: Iwi Onodera/UOL

1x0, Eriksson aos 22' do 1ºT: Para comemorar o 100º jogo pela seleção em grande estilo. Asllani acertou boa cobrança de escanteio, Ilestedt fez bom jogo de corpo, deixando a camisa 6 livre de marcação. Ela cabeceou forte e abriu o placar.

1x1, Athenea del Castillo aos 38' do 1ºT: A melhor goleira da Copa do Mundo falhou feio hoje. Athenea del Castillo decidiu arriscar de fora da área. O chute não saiu forte ou no canto, mas o quique da bola enganou Musovic. A arqueira sueca rebateu para o próprio gol.

Continua após a publicidade

1x2, Navarro aos 31' do 2ºT: Golaço das visitantes. A atacante espanhola carregou pela ponta-direita, finalizou com o pé esquerdo e acertou o ângulo. Sem chances para Musovic.

2x2, Hurtig aos 36' do 2ºT: As suecas não demoraram a empatar. Blackstenius ganhou de duas zagueiras no jogo de corpo, foi travada ao finalizar e a bola sobrou para Hurtig. Sem goleira, a camisa 8 não desperdiçou.

Eva Navarro comemora a vitória da Espanha com a técnica Montse Tomé
Eva Navarro comemora a vitória da Espanha com a técnica Montse Tomé Imagem: Linnea Rheborg/Getty Images

2x3, Mariona Caldentey aos 50' do 2ºT: A Espanha arrancou a vitória na marra. Ilestedt cometeu falta após cruzamento na área e acabou expulsa por impedir uma chance clara de gol. Caldentey mostrou frieza na cobrança e acertou o canto direito de Musovic.

Próximos passos

Espanha e Suécia estão no Grupo 4 da Liga das Nações A junto com Itália e Suíça. A 2ª rodada acontece na próxima terça-feira (26).

Continua após a publicidade

A Liga das Nações Feminina vale vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 para as duas melhores equipes no geral. Os primeiros colocados de cada chave avançam ao Final Four.

Ficha técnica

SUÉCIA 2x3 ESPANHA
Data:
22 de setembro de 2023, às 13h30 (de Brasília)
Local: Estádio Gamla Ullevi, em Gotemburgo, Suécia
Árbitra: Rebecca Welch (Inglaterra)
Cartões amarelos: Rytting Kaneryd (Suécia); Lucía García (Espanha)
Cartão vermelho: Ilestedt (Suécia)
Gols: Eriksson aos 22' do 1ºT e Hurtig aos 36' do 2ºT (Suécia); Athenea del Castillo aos 38' do 1ºT, Navarro aos 31' do 2ºT e Mariona Caldentey aos 50' do 2ºT (Espanha)

Suécia: Musovic; Björn (Sembrandt); Ilestedt, Eriksson e Andersson; Angeldal (Bennison), Asllani (Janogy) e Rubensson; Rytting Kaneryd (Jakobsson), Blackstenius e Hurtig. Técnico: Peter Gerhardsson

Espanha: Coll; Batlle, Paredes, Aleixandri e Olga Carmona; Teresa Abelleira, Ainta Bonmatí e Alexa Putellas; Athenea del Castillo (Navarro), Lucía García (Sarriegi) e Mariona Caldentey. Técnica: Montse Tomé

Jogadoras da Suécia se reúnem após derrota para a Espanha
Jogadoras da Suécia se reúnem após derrota para a Espanha Imagem: Iwi Onodera/UOL
Eva María Navarro fala com torcedoras após vitória da Espanha sobre a Suécia
Eva María Navarro fala com torcedoras após vitória da Espanha sobre a Suécia Imagem: Iwi Onodera/UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes