Brasil goleia na estreia de Diniz em noite de recorde de Neymar

O Brasil venceu a Bolívia por 5 a 1 na noite de hoje (8), no Mangueirão, em Belém (PA), na estreia da seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

A seleção saiu na frente com Rodrygo e só deslanchou no segundo tempo: Raphinha, Rodrygo e Neymar (2) marcaram e fecharam a conta. Abrego descontou para a Bolívia.

Neymar superou Pelé e se tornou o maior artilheiro da seleção brasileira com 79 gols. O craque teve a chance quando o jogo ainda estava 0 a 0, mas desperdiçou pênalti. Na segunda etapa, porém, aproveitou ótima jogada para fazer o quarto da seleção e o seu tento histórico. Depois, bateu rasteiro e fechou a goleada; ele ainda marcou nos acréscimos e ampliou a marca.

A seleção brasileira marcou três gols em 15 minutos na segunda etapa para definir a partida. O terceiro, o de Neymar, saiu em uma jogada construída ao estilo do novo treinador.

O Brasil volta a campo nesta terça-feira (12) para enfrentar o Peru, em Lima. Os rivais estrearam com um empate por 0 a 0 com o Paraguai fora de casa.

Dinizismo chega ao topo

Ele surgiu para o Brasil no Audax-SP e hoje, sete anos depois de uma final estadual, chega ao posto mais alto do país. O técnico Fernando Diniz estreou na seleção brasileira mostrando suas cartas. O estilo de jogo característico já se fez presente mesmo com apenas três treinos.

Com 10 jogadores à frente da linha do círculo central do gramado em boa parte da partida, o famoso Dinizismo deu as caras. Foi possível ver Renan Lodi bastante avançado na esquerda, enquanto Raphinha fazia o lado direito; Rodrygo caia por dentro na esquerda, enquanto Danilo era quem fazia tal função na direita.

Foi assim que Rodrygo recebeu por dentro para cruzar e ganhar um pênalti para a seleção. Neymar, no entanto, desperdiçou a cobrança e a chance de bater o recorde de Pelé de maior artilheiro da história na seleção. Depois, Raphinha, por fora, tabelou com Danilo, por dentro, para entrar na área e finalizar para defesa de Viscarra. No rebote, Rodrygo apareceu para empurrar para as redes.

Continua após a publicidade

Na segunda etapa, o Brasil deslanchou. Raphinha marcou em chute colocado no primeiro minutos, Rodrygo anotou seu segundo em passe magistral de Bruno Guimarães e Neymar entrou para a história se tornou o maior artilheiro da história em jogada que escancarou que o Dinizismo chegou na seleção: Gabriel Magalhães iniciou e, em toques curtos, a bola chegou até a área para o camisa 10 marcar.

A Bolívia chegou a diminuir em lance de contra-ataque quando a seleção só tinha Marquinhos atrás do meio-campo. Gabriel Magalhães perdeu na corrida para Abrego, que acertou chute no ângulo de Ederson. Já no fim, Neymar marcou mais um para fechar o placar.

Lances importantes

Pra fora! Logo nos primeiros minutos, Neymar sofreu falta que ele mesmo bateu rasteiro e acertou a rede pelo lado de fora.

Desperdiça, Neymar! O Brasil teve pênalti em cruzamento de Rodrygo que tocou no braço de Jusino, que tentava cortar de carrinho. Neymar foi para a cobrança e parou no goleiro Viscarra.

1x0. É do Rayo! Raphinha tabela pela direita e sai sozinho dentro da área. Ele bate colocado, Viscarra pega, mas no rebote a bola se oferece para Rodrygo empurrar para as redes.

Continua após a publicidade

Viscarra! O Brasil chegou de novo pela direita. Raphinha cruzou na cabeça de Richarlison, que cabeceou bola perfeita no chão, mas viu o goleiro da Bolívia fazer uma defesaça.

Viscarra de novo! Neymar recebeu na esquerda na altura do meio-campo e disparou fazendo fila na marcação boliviana. Ele invadiu a área em lance antológico, mas Viscarra saiu do gol e evitou mais uma vez o gol do craque brasileiro.

2x0. É de Raphinha! Neymar virou boa bola para Raphinha na esquerda. O ponta cortou para dentro, arrumou o corpo e finalizou colocado, rasteiro, para vencer o goleiro da Bolívia.

Isolou! A dupla Neymar e Raphinha funcionou de novo. O camisa 10 lançou bola magistral para Raphinha, que cruzou para Richarlison. Perto da pequena área, o Pombo cortou a marcação, mas na hora de finalizar mandou uma bomba por cima do gol.

3x0. É o Rayo de novo! Neymar toca a bola, o passe é interceptado, mas volta para Bruno Guimarães. O meia, de primeira, cutuca em lance de grande criatividade para deixar Rodrygo de frente para o gol. O Rayo finaliza bem e amplia.

4x0. É histórico, é de Neymar! A essência do Dinizismo volta a aparecer em brilhante jogada da seleção. Magalhães deixa para Renan Lodi, para Rodrygo, para Neymar, de novo para Lodi, cruzamento que acaba com Raphinha do outro lado, que cruza para Rodrygo no meio da área, a bola sobra para Neymar, da marca do pênalti, vencer Viscara e se tornar o maior artilheiro da história da seleção.

Continua após a publicidade

4x1. Em contra-ataque com apenas Marquinhos atrás, Abrego disparou em velocidade, venceu Gabriel Magalhães e finalizou no ângulo de Ederson.

Na trave! Neymar arriscou chute colocado de fora da área e acertou o travessão do goleiro Viscarra.

5x1. Neymar de novo! Raphinha cruza e Neymar chega batendo para vencer Viscarra.

Ficha Técnica

Brasil 5 x 1 Bolívia

Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 - 1ª rodada
Data
: 08/09/2023 (quinta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Local: Mangueirão, em Belém (PA)
Árbitro: Juan G. Benítez (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Milcíades Saldivar (PAR)
VAR: Carlos P. Benítez (PAR)
Amarelos: Marcelo Moreno; Neymar
Gol: Rodrygo (23'/1ºT e 7'/2ºT), Raphinha (1'/2ºT) e Neymar (15'/2ºT); Abrego (32'/2ºT); Neymar (48'/2ºT)

Continua após a publicidade

Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Ibañez) e Renan Lodi (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Neymar; Raphinha, Rodrygo (Gabriel Jesus) e Richarlison (Matheus Cunha). Técnico: Fernando Diniz

Bolívia: Viscarra; Quinteros, Jusino e Marcelo Suárez; Bejarano (Cuéllar), Vilamíl, Céspedes (Ursino), Medina, Arrascaita e Roberto Fernández (Roca); Marcelo Moreno (Abrego). Técnico: Gustavo Costas.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do informado, o nome do goleiro que defendeu o pênalti de Neymar é Viscarra e não Lampe. O erro já foi corrigido.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes