Torcedores estranham câmera em Palmeiras x Atlético, e Luís Roberto explica

A câmera da transmissão do jogo de volta das oitavas de final da Libertadores entre Palmeiras e Atlético-MG, no Allianz Parque, chamou a atenção dos telespectadores.

O que aconteceu

A imagem exibida na tela ficou mais distante que o usual, ganhando um ângulo mais aberto. Com isso, os jogadores apareciam menores, enquanto quadro cobria mais área do gramado.

Torcedores inundaram as redes sociais logo após o apito inicial com comentários sobre a diferença na transmissão. Internautas desaprovaram a distância da câmera para o campo e fizeram piadas com o tema.

O narrador Luís Roberto, da Globo, explicou ao vivo o motivo da mudança. A primeira manifestação sobre o assunto ocorreu aos 12 minutos do primeiro tempo, e ele depois reforçou aos três da etapa final.

Ele disse que a geração da imagem direto do Allianz é feita pela Conmebol. "Com a câmera mais no alto do que você habitualmente está acostumado das transmissões aqui na casa do Palmeiras. A Conmebol fez uma escolha de colocar essa câmera principal muito no alto, mais do que você está habituado nas transmissões que produzimos em jogos da Copa do Brasil, Brasileirão entre outras competições", disse, conversando diretamente com o telespectador.

O streaming Paramount+, que também transmite a partida, usa a mesma câmera. O duelo ainda contou com atraso no início porque um dos bandeirinhas passou mal e precisou ser trocado.

Em contato com o UOL, a Conmebol declarou que o posicionamento da câmera é "um tema técnico".

No Manual de Clubes 2023 da Libertadores, a entidade estipula que a principal câmera do jogo tenha cobertura em "plano geral". "Esta câmera deve ser colocada no suporte principal, situado exatamente, e sem exceções, na linha central do campo de jogo, coberta e afastada do sol. É utilizada para proporcionar a cobertura principal do jogo. O descumprimento da posição da câmera 1 poderá resultar na abertura de processo disciplinar", diz o documento.

Confira reações

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes