Topo

Palmeiras

Auxiliar de Abel diz que Palmeiras campeão de novo 'é ruim para o sistema'

Do UOL, em São Paulo

02/07/2023 18h52

João Martins, auxiliar de Abel Ferreira que comandou o Palmeiras hoje no empate contra o Athletico, se revoltou com Jean Pierre Gonçalves Lima e usou fortes palavras para criticar a arbitragem brasileira. Em pronunciamento no lugar de entrevista coletiva, o português falou que seria ruim para o "sistema" o fato de seu time conquistar o Campeonato Brasileiro duas vezes seguidas.

Indignação com arbitragem. "Pela saúde mental da comissão, ainda bem que sou eu hoje aqui, porque mais uma vez... entendemos que o futebol brasileiro passa uma imagem que é o futebol mais competitivo do mundo porque ganham vários. Mas ganham vários porque, muitas vezes, não deixam os melhores ganhar, foi o que mais uma vez se passou hoje. Entendemos que é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos. Entendemos isso.

Mais expulsões? "Em toda a Europa, há dois ou três [times] que ganham sempre porque são os melhores. Não vale a pena amanhã mostrar imagens e frames para justificar incompetências e erros grosseiros — que fazem quem trabalha mais diariamente [perder]. Mesmo que não nos deixem, não há problema. Vamos lutar até o fim. Não vão nos calar. Seremos expulsos quando preciso. O que aconteceu hoje foi uma vergonha."

Insatisfação com critério e comparação com Europa. "Aos três minutos, se condiciona um jogo e depois vem justificar com faltinhas. Não é por acaso que o Palmeiras é o clube com menos lesões e, neste ano, está sendo por causa de lesões traumáticas, porque eles passam dos limites das linhas do jogo sistematicamente. Não expulsou o jogador [Zé Ivaldo] e deu amarelo ao Garcia injustificavelmente por demorar para bater um lateral: o Brasil é especialista em perder tempo. Por isso que na Europa, não veem jogos no Brasil: porque muitas vezes parece mais teatro que futebol. Depois, um pênalti muito bem marcado porque ele não viu, deve estar cansado, falta preparação física... O pênalti foi bem marcado e o amarelo muito bem dado, mas condicionou no 1° tempo por aquele amarelo ridículo que acontece só no Brasil. Por isso aqui há pouca credibilidade lá fora: não é por falta de qualidade dos jogadores, mas por falta de transparência. Podem nos expulsar, mas vamos lutar até a última gota de suor pelo bem do futebol e do Palmeiras. "

O zagueiro Zé Ivaldo, do Athletico, tomou amarelo por dar uma cotovelada na nuca de Endrick no começo da partida. Já Garcia, do Palmeiras, foi punido com o mesmo cartão por demorar para cobrar um lateral.

Elogio ao elenco. "Tenho que agradecer aos meus jogadores que fizeram uma excelente partida. O jogo ia ficar 2 a 1 com o pênalti dado ao Athletico, mas teríamos 11 contra 11. Mesmo com o problema do Rony, poderíamos ter feito uma substituição, mas tínhamos que apressar a organização da equipe."

Últimas frases. "Vamos continuar dizendo as verdades, podem nos expulsar. Qualquer um que estivesse no nosso lugar iria se sentir revoltado por uma condicionante. Eles até sorriem para nós, é revoltante. Não é por acaso que temos uma coisa que é a vontade de ganhar muito grande e fazer o que for preciso para nossa equipe ser melhor, mas contra este sistema é muito difícil."

Palmeiras