Topo

Ayrton Lucas já foi 'sparring' de Tite antes de chegar à seleção principal

Oscar, Ayrton Lucas (centro) e Alisson: época em que o lateral esquerdo foi "sparring" da seleção, em 2016 - Lucas Figueiredo / CBF
Oscar, Ayrton Lucas (centro) e Alisson: época em que o lateral esquerdo foi 'sparring' da seleção, em 2016 Imagem: Lucas Figueiredo / CBF

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/06/2023 12h00

Convocado pelo técnico interino Ramon Menezes para os amistosos contra Guiné e Senegal em junho, Ayrton Lucas, do Flamengo, tem construído uma história curiosa com a seleção brasileira. Antes de chegar à tão sonhada convocação para a equipe principal do Brasil, ele já havia sido uma espécie de "sparring", e completou treinos em 2016, quando ainda era um atleta sub-20 do Fluminense.

A seleção, na época, já era comandada por Tite e se preparava para os jogos contra Bolívia e Venezuela, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Coincidentemente, as atividades aconteceram na Arena das Dunas, no Rio Grande do Norte, estado onde nasceu, mais precisamente na pequena cidade de Carnaúba dos Dantas.

A seleção, na ocasião, contava com nomes conhecidos como Neymar, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus, Thiago Silva, Marquinhos, Roberto Firmino, Alisson, entre outros. Ayrton Lucas tietou alguns jogadores ao fim dos treinos, como o meia Oscar (hoje na China) e o goleiro Alisson, do Liverpool (foto acima).

A prática de chamar jogadores sub-20 dos clubes para completar treinos é comum, principalmente quando há alguma lesão, apresentação adiada ou uma atividade específica que demande uma característica específica de atleta.

Pedro também completou os treinos

Companheiro de Ayrton no Fla, Pedro (em destaque em vermelho) também completou treinos da seleção - Lucas Figueiredo / CBF - Lucas Figueiredo / CBF
Companheiro de Ayrton no Fla, Pedro (em destaque em vermelho) também completou treinos da seleção
Imagem: Lucas Figueiredo / CBF

Outra coincidência é que Pedro, hoje também no Flamengo, foi outro a completar os treinamentos naquela ocasião. O atacante era companheiro de Ayrton Lucas no sub-20 do Fluminense.

Pedro já possui um caminho mais pavimentado na seleção brasileira principal e esteve no elenco que disputou a Copa do Mundo do Qatar, no ano passado. Ayrton Lucas, que ontem foi um dos destaques na goleada rubro-negra sobre o Vasco, foi convocado para o time de cima pela primeira vez.

Da geração de Paquetá e Militão nas seleções de base

Ayrton Lucas (destaque em vermelho) jogou com Éder Militão (nº 3) e Paquetá (nº 10) em torneio sub-20 da seleção brasileira - Instagram / Ayrton Lucas - Instagram / Ayrton Lucas
Ayrton Lucas (destaque em vermelho) jogou com Éder Militão (nº 3) e Paquetá (nº 10) em torneio sub-20 da seleção brasileira
Imagem: Instagram / Ayrton Lucas

Ayrton Lucas teve algumas convocações para seleções de base. A primeira aconteceu em 2016, para o Torneio de Suwon, na Coreia do Sul, em abril, pelo sub-20, ocasião em que jogou com o zagueiro Éder Militão (Real Madrid) e o meia Lucas Paquetá (West Ham-ING).

Em 2019, quando já estava no Spartak Moscou (RUS), foi convocado pelo técnico André Jardine, da seleção olímpica sub-23, para a disputa do Torneio de Tenerife, na Espanha. Aquela equipe tinha nomes como Bruno Guimarães (Newcastle-ING), Antony (Manchester United-ING), Gabriel Martinelli (Arsenal-ING) e Ibañez (Roma-ITA). E de jogadores conhecidos do futebol brasileiro, como Guga (Fluminese), Artur (Palmeiras) e Paulinho (Atlético-MG), além de seus atuais companheiros de Flamengo, Pedro e Thiago Maia.

'Nunca desistam dos seus sonhos'

Ayrton Lucas vibrou bastante com sua primeira convocação para a seleção brasileira principal. Destaque do Flamengo na temporada, ele fez uma postagem comemorando:

"Sem palavras para explicar esse momento. Só tenho de agradecer a Deus por tudo o que está acontecendo na minha vida. Obrigado a todos os que confiam no meu trabalho e torcem por mim. Saibam que darei o meu melhor para honrar essa camisa. Nunca desistam dos seus sonhos".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, Gabriel Martinelli atua pelo Arsenal, e não pelo Manchester United. O erro foi corrigido.